Bolo de Amêndoa e Natas Ácidas com Creme de Baunilha

(White Almond Sour Cream Cake with Vanilla Buttercream Frosting)… decorado com amêndoas laminadas

este bolinho usa uma técnica de misturar os ingredientes engraçada, o inverso do que é habito fazer-se, e o bolo fica talvez um pouco mais denso – mas com a textura fechadinha, muito fofo e macio, muito bem batido. é um bolo muito gostoso e fino, bom para um lanche ou um chá.

Ingredientes
3 ovos L
2 c. chá extracto baunilha
1 c. chá extracto amêndoa
75ml leite m.g.
235ml sour cream (natas ácidas, encontram fácilmente num Aldi)
285g farinha sem fermento
300g açúcar
12g fermento para bolos
pitada de sal
170g manteiga sem sal

método
Aqueça o forno a 180º.
Unte e polvilhe 2 formas de 20 cm.
Numa tigela junte os ovos, a baunilha, o extracto de amêndoa, leite e as natas ácidas, bata ligeiramente até estar tudo misturado e reserve.
Ponha todos os ingredientes secos na tigela da batedeira. coloque o acessório de bater (na kMix, é o batedor K) e ligue a batedeira no médio por 30 segundos para que o sal e o fermento fiquem bem misturados no açúcar e na farinha.

Vá adicionando pedaços de manteiga com a batedeira em velocidade media-baixa, quando tiver incorporado a manteiga toda, deixe bater por aproximadamente 1 minuto ou até os ingredientes secos terem um aspecto “esfarelado” e húmido, tipo areia molhada. Pare a batedeira e raspe os lados e o fundo da taça.


20170311_143151_web20170311_142705_web20170311_142630_web


Adicione metade da mistura das natas com os ovos na taça da batedeira, e ligue no mínimo, vá subindo até ao médio e deixe a bater durante 1m30s – a massa irá ficar espessa e brilhante. Adicionar o resto da mistura de natas e ovos em duas vezes, deixando bater bem por 20 segundos entre cada adição e raspando os lados e o fundo da taça.

A massa está pronta para ir ao forno. Divida a massa pelas formas e leve a assar por cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito e vá olhando para ver se os lados do bolo se começam a descolar das formas.

Retire do forno e deixe arrefecer cerca de 5 a 10 minutos nas formas e de seguida desenforme deixe arrefecer em cima de uma rede.

Quando os bolos estiverem totalmente frios podem ser recheados, cobertos e decorados a gosto.

Eu recheei com buttercream de merengue suíço de baunilha (receita aqui) e decorei com amêndoa laminada que tostei na Airfryer XL da Philips.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s