Bifanas de Porco à moda do Porto, na Fussioncook*

(*) a fussioncook é uma panela electrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond; além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como ‘forno’, cozinhar a vapor ou slowcook. a receita descreve também o modo tradicional (‘panela’) de preparação.

Devem existir quase tantas versões da receita das bifanas à moda do Porto quantas as pessoas que a fazem, mas para serem minimamente fieis ao original, essas versões têm de ter pelo menos 2 coisas…: as bifanas têm de estar cortadas muito finas (laminadas, quase tipo fiambre) e na confecção entrar alcool em alguma quantidade e variedade. Já vi receitas com vinho branco, com cerveja, com whiskey, com vinho do Porto, com todos (!) na mesma receita – mas normalmente pelo menos vinho branco e cerveja levam… pus apenas vinho branco, porque não costumo ter cerveja em casa.
Desta vez experimentei fazer a receita na minha Fussioncook(*) porque as receitas costumam fazer-se mais depressa sem perder nada do sabor e como sempre, a fussion não desapontou: ficaram de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
600gr de bifanas laminadas (têm de estar muito finas mesmo)
1 dl de vinho branco
Paprika q.b.
6 alhos picados
Louro qb
Sal e pimenta preta qb
1 colher de chá de mostarda amarela
1 colher sopa de azeite.
Deixar marinar a gosto (eu só deixei cerca de 20 minutos).


20160429_205314_web

fazer na fussioncook:

ligar a panela no menu Freir/10 m, por o azeite a aquecer e a seguir pôr e as bifanas na cuba, e deixar que ganhem cor, juntar metade do liquido da marinada (com os alhos e ou louro e tudo)  e deixe fervilhar uns minutos, só o suficiente para as bifanas perderem o rosado. Juntar o resto da marinada, cancelar o programa, por a tampa, colocar a válvula na posição “Cerrado” e seleccionar o menú “Carne”/15 minutos. Vai formar-se bastante molho, por isso quando a panela terminar, despressurizar manualmente, voltar a ligar o programa “Freir” por 3 a 5 minutos, só para apurar um pouco o molho.
Servir com azeitonas, pikles e batata frita às rodelas.


20160429_210431_web

fazer no tacho:
Pôr o azeite num tacho largo e levar ao lume, quanto estiver quente junte as bifanas para que ganhem cor, a seguir juntar metade do liquido da marinada (com os alhos e ou louro e tudo)  e deixar fervilhar uns minutos, o suficiente para as bifanas perderem o rosado. Juntar o resto da marinada, por o lume no minimo e tapar o tacho para que as bifanas estufem mais lentamente e fiquem apuradinhas, cerca de 40 minutos (convém vigiar, fica um pouco ao gosto de cada um)
Servir com azeitonas, pikles e batata frita às rodelas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s