
eu e o chantilly, o chantilly e eu, é uma história longa de coisas que não correm bem. Daí que quando a minha amiga me falou nas natas vegetais para uso profissional, não descansei enquanto não as experimentei – e fiz este bolo de propósito para isso.


no caso, as que comprei foram as Delice Cream e devo dizer que são um sossego. Põe-se o pacote de véspera no frigorífico, e na altura que fazem falta, deitam-se para a taça da batedeira – sem cuidados nenhuns de especial, diga-se de passagem – e com o batedor de varas e a batedeira em potencia média… em 4-5 minutos, se tanto, temos creme chantilly.

para experimentar usei uma receia de pão de ló muito fôfo, que é óptimo para usar em bolos com de camadas porque tem muita estrutura.
a receita é da Fernanda Rego, e realmente sai sempre bem (já o fiz mais vezes) além de que é simples de fazer:

6 ovos,
250g açúcar,
250g farinha,
100ml leite,
100ml óleo,
1 colher chá fermento (se a farinha tiver, não é preciso),
raspa de um limão ou laranja.

Aquecer o forno a 170º.
Separar os ovos; bater as claras em castelo e reservar.
Bater todos os restantes ingredientes junto com as gemas. Juntar as claras envolvendo.
Por a massa numa forma sem buraco (24cm), sem untar nem enfarinhar. Levar a cozer a 160º a 170º durante 35 a 40 minutos. Ao fim de 30m começar a fazer o faça o teste do palito, assim que sair limpo, desligar o forno. Retirar do forno e por a arrefecer numa grelha com a forma virada ao contrario. Desenformar apenas quando estiver frio.
Eu usei 2 formas de 22 cm pelo que os bolos cozeram em cerca de 25 minutos. Não deixar cozer demais ou fica seco.
Muito bom. Adorei
LikeLike