O Sacrifício de Um Homem by Sandra Brown

O mês de Dezembro passei-o entre 2 leituras, ambas de Eco (o Pendulo e o Nome da Rosa), deixando-me pouco folego para ler outros livros que até tinha planeados para o Natal. São livros de “grande porte” e senti necessidade de mudar um pouco de registo antes de avançar com as leituras dos desafios de Janeiro.
Rainwater (titulo original) é uma história bem contada que tem um pouco de tudo para todos e que se centra na vida de Ella, com todos os sacrifícios, emoções e alegrias a que temos direito. Acho que a autora consegue transmitir de forma sensível a intimidade que dois seres humanos podem viver em situações quotidianas e de quão precioso é o sentimento dessa intimidade.
Quanto mais não seja por isso, acho que vale a pena ler este livro.
Gostei muito.
Sinopse:
Ella Baron é uma mulher só embora viva rodeada de pessoas. Cuida do seu filho Solly, de dez anos, com dedicação extrema. Com o país mergulhado numa recessão profunda, ela gere a sua pensão com a eficiência de um militar e a gentileza de uma aristocrata. Aconteça o que acontecer, não pode pôr em risco o seu sustento. Mas quando o reputado médico da vila lhe pede para aceitar um novo hóspede e apresenta David Rainwater, algo dentro dela se retrai. (…) Os ventos da mudança sopram fortes e Ella sente que algo indizível está a avolumar-se no horizonte.
Ao ver-se envolvida numa sucessão de estranhos acontecimentos, esta extraordinária mulher rapidamente percebe que a vida tal como a conhece vai mudar para sempre. E é neste clima de medo e tensão que David se vai revelar um pilar de tranquilidade, altruísmo e rectidão. E, aos poucos, Ella aprende a confiar no misterioso homem… até à noite mais quente e mais sangrenta desse Verão, em que os limites de todos eles serão postos à prova.