Olive Kitteridge by Elizabeth Strout

Olive Kitteridge

Custou-me a ler este Olive Kitteridge.

Não entrei com facilidade no livro, quando interrompia não regressava a ele com avidez, mas também não o repudiava como me aconteceu com alguns livros que foram DNF. E não estava a perceber bem o porquê… afinal este livro trouxe um Pulitzer à autora.

Já depois de ter terminado de ler, e ao percorrer o índice, de repente atingiu-me: o livro não é uma história, são basicamente 13 contos diferentes… e eu não gosto de short-stories.

Dêem-me romances de “quilo”, livros com muitas páginas, duologias, trilogias, tetralogias and I’m happy – contos é que não.

Sabem aquelas pulseiras de massinhas que as crianças fazem? Pois foi o que achei deste livro: 13 contos, todos com personagens diferentes, “enfiados” numa linha, a linha (pouco) condutora, Olive. Olive que pode ser o centro da história ou apenas brevemente mencionada, Olive que não é um centro de gravidade para o leitor, que não é um personagem que se ame ou odeie…

A escrita é boa, é fluida, é cadenciada, com narrativa q.b. e descritiva q.b. e foi talvez a única razão pela qual não abandonei o livro a meio, mas não é envolvente.

Aconteceu-me o que me acontece sempre com histórias pouco imersivas, relacionei-me pouco com o livro, e ao contrário do que li em criticas efusivas à obra, não ri um pouco nem chorei um pouco, não me emocionou, aliás, nenhuma parte da história.

Foi uma leitura cerebral, quase como se fosse uma não-ficção, sensação que é frustrante para mim.

Gostei pouco.

View all my reviews


Sinopse

E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um ex-aluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos.(…)”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.