Os detalhes fazem toda a diferença porque mostram o carinho com que fazemos as coisas; por exemplo, um guardanapo dobrado em forma de rosa faz a apresentação de uma mesa subir dois níveis em requinte. 

As ideias não são minhas, muito menos as técnicas, mas qualquer pessoa que já se preocupou em pôr uma mesa de festa para uma época festiva, para receber convidados ou para uma ocasião mais formal já pensou o mesmo: “as velas já está, as flores já está, mas e os guardanapos…?”

É claro que hoje em dia o nosso amigo google resolve quase tudo e o que não faltam são ideias lindas e tutoriais de como fazer no Youtube e no Pinterest, por exemplo.

Aviso já que isto de dobrar guardanapos tem “ses” e “quês”… alguns modelos funcionam melhor se usarmos guardanapos de papel e outros se usarmos guardanapos de tecido.

Nos que funcionam bem com guardanapos de tecido, em certos modelos é bom um guardanapo que vinca, noutros o ideal é um guardanapo acetinado por ser escorregadio e não vincar com facilidade.

E não é tudo, ah pois não então e o tamanho? pois é, os meus guardanapos são de 50 cm x 50 cm e mais parecem lençóis que não gosto que falte pano aos meus convivas na hora de limpar o beiço! mas nisto de os dobrar… Sinceramente só visto: em alguns modelos o “boneco” saia demasiado grande, e ficava desproporcionado relativamente aos pratos – que não são nada pequenos!

Por isso diverti-me à grande a testar estas dobragens (com um ocasional mandar o guardanapo ao ar, quando não atinava com as dobras, lol) e não ponho aqui todas as que testei, porque realmente não gostei do resultado de umas quantas – culpa sem dúvida da minha falta de jeito e não do modelo.

Mas engraçado engraçado vai ser ver a cara de alguns convivas quando se sentarem à mesa, adorarem o modelo do guardanapo mas ficarem com expressão de “…como é que se desembrulha isto?”. Carpe Diem 😉

Abaixo ficam as 10 ideias que mais gostei; apanhei aqui e ali, acho l.i.n.d.a.s e se eu consigo fazer (como já disse, tenho uma notória falta de jeito nestas coisas) vocês também conseguem.

1 – “Flôr-de-Lis”.

este modelo é lindíssimo e funciona mesmo bem se usares argolas de guardanapos. Eu não tenho e tive de improvisar, pelo que o resultado é um tanto “meh”… mas prometo que feito a preceito fica mesmo lindo. Vê o video da Howcast com um passo a passo e vais ver o que quero dizer em termos de resultado final!

2 – “Borboleta”

Aqui está outro modelo que feito a preceito fica um show! Não tinha comigo arame de manualidades por isso as antenas não ficaram bonitas. O passo a passo para esta borboleta é uma imagem que consegui no site Travel and Eat e funciona muito bem com guardanapos de papel de cores alegres.

3 – “Rosa”

Um dos meus favoritos. Achei tão fácil de fazer, e o resultado final impressiona muito. Espreita o tutorial da Superior Linen Service e estarás a fazer este modelito em menos de nada.

4 – “Chapéu de Bispo “

O resultado final do video é bem mais bonito que o meu… a minha falta de jeito! vê o video do Youtuber The King of Random com o passo a passo.

5 – “Vela” pequena

muito fácil de fazer, não é tão impressionante como a “Vela” grande mas fica bonita e intimida menos! Espreita o video da Artisan Euro e vê como se faz.

6 – “Coroa” ou “Lírio”

Este modelo faz um vistaço (não fosse uma coroa, não é?) Desta vez, o tutorial é da Falten mit Yvonne .

7 – “Sapato”

este fez-me dar umas voltas… mas é um dos meus favoritos, fica mesmo engraçado! Usa um guardanapo verde e tens uma bota de Elfo mega-gira para o Natal! usei o tutorial do Youtuber The King of Random.

8 – “Coelhinho”

Muito a propósito, já que estamos na Páscoa! E fica mesmo engraçado ❤ o tutorial da Blogsmia mostra um passo a passo.

9 – “Borboleta” II

Uma outra maneira de fazer uma borboleta. Confesso que desta não gostei tanto, porque me parece mais uma traça gigante, mas como há gostos para tudo, fica a dica. Vê este tutorial simples apresentado pelo NAPKIN Tutorial

10 – “Ave do Paraíso”

Outro modelo que parece complicado mas nem é, e que fica um espanto posto na mesa! Outro tutorial do youtuber The King of Random

Ficam as sugestões… ao que parece, dobrar guardanapos é uma arte e encontrei dezenas de sugestões. Acho que umas funcionam melhor que outras e na hora de escolher o modelo, convém coordenar com o tipo de mesa que queres pôr.

Costumas fazer coisas engraçadas para decorar a mesa? Conta tudo!

❤ boa Páscoa!

Posted by:nna

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.