Ovos moles pobres
o doce de ovos pobre caracteriza-se por usar ovos inteiros, pelo que fica mais económico porque rende mais.
por cada 1 ovo M usar 45g açúcar + 25 ml água (por exemplo 6 ovos precisam de 270 gr de açúcar e 150 ml de água)
método:
juntar a água e o açúcar num tacho e deixar ferver de modo a obter calda (o açúcar deve ficar totalmente derretido).
bater os ovos numa taça.
para evitar ter “ovos mexidos” deixar arrefecer a calda durante uns 10 minutos (no Verão pode ser preciso esperar mais um pouco) e depois verter em fio para dentro da tigela onde estão os ovos batidos, sem parar de mexer. quando estiver tudo bem incorporado voltar a pôr o doce no tacho da calda e leve a lume brando para engrossar, sempre com lume baixo e sem parar de mexer. quando o doce atingir o ponto que quer, retire do lume deixe arrefecer. uma vez frio está pronto a usar.
cada porção de 1 ovo M dá cerca de 120 gr de doce. a partir daqui consegue saber quantos ovos vai precisar obter para um dado peso de doce de ovos.
Ovos moles tradicionais
o doce de ovos tradicional usa apenas gemas (por isso fica mais amarelinho).
por cada 1 gema, usar 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) água.
o método é igual ao anterior:
juntar a água e o açúcar num tacho e deixar ferver de modo a obter calda (o açúcar deve ficar totalmente derretido). bater as gemas numa taça.
para evitar ter “ovos mexidos” deixar arrefecer a calda durante uns 10 minutos (no Verão pode ser preciso esperar mais um pouco) e depois verter em fio para dentro da tigela onde estão as gemas sem parar de mexer. quando estiver tudo bem incorporado voltar a pôr o doce no tacho da calda e leve a lume brando para engrossar, sempre com lume baixo e sem parar de mexer. quando o doce atingir o ponto que quer, retire do lume e deixe arrefecer. uma vez frio está pronto a usar.
1 Comment