Este creme não é uma variante de buttercream…. para aquelas pessoas que realmente não apreciam o sabor da manteiga, o Creme de Creamcheese é uma deliciosa alternativa pois tem uma textura fantástica, espessa e sedosa, perfeito para barrar e rechear bolos, e tem um sabor mais exótico devido ao chocolate branco e ao sumo de laranja, pelo que não é nada enjoativo.
É um dos meus favoritos na hora de rechear um bolo de cenoura, ou uma torta de chocolate que leve morangos frescos, um bolo Beija-Flor ou decorar uns cupcakes, por exemplo.
As sugestões que dei são todas elas de bolos/tortas que têm massas com sabor forte ou intenso, e é nestas que este creme mais brilha, por causa do contraste de sabores, por ser um creme igualmente intenso, sem ser enjoativo. Aplicado num pão de ló, corremos o risco do sabor do creme tomar conta do bolo inteiro – o creme não se entranha, refiro-me ao paladar – e abafar o sabor delicado do pão de ló em vez de o realçar.
Creamcheese cream
Uma alternativa ao creamcheese buttercream
ingredientes:
- 50 gr. de açúcar em pó (ou granulado e reduzir a pó no robot)
- 100 gr. de chocolate branco
- 50 gr. de manteiga à temperatura ambiente
- 400 gr. de queijo creme (tipo Philadelphia) à temperatura ambiente
- 50 gr. de sumo de laranja
método:
Derreter o chocolate branco em banho-maria;não deixar o fundo do recipiente tocar na agua fervente para que o chocolate não queime. Retirar do lume e adicionar a manteiga, mexer bem para incorporar e derreter a dita. O chocolate deve ficar completamente derretido.
Deixar o chocolate arrefecer um pouco antes de adicionar o queijo philadelphia, que não precisa de estar à temperatura ambiente (pode vir directo do frigorifico). Adicionar o queijo creme, o sumo de laranja, o açúcar em pó e mexer bem (de preferência com batedeira de varas) até obter um creme liso. Refrigerar umas horas para ser mais fácil de barrar.