Bolachas de Natal

ando a namorar a ideia de trabalhar com royal icing (glace real) já há vários meses, mas aqui há umas 3 ou 4 semanas, a “folhear” o Pinterest, tropecei numas cookies decoradas a rigor para o Natal com royal icing e fiquei boquiaberta com as coisas lindíssimas e delicadas que se fazem! resolvi tentar….

é claro que a primeira experiência tinha necessariamente de ser assim tosca (e a segunda… e a terceira…) mas três coisas percebi imediatamente:

  • as bolachinhas ficas optimas, yumm!
  • o royal icing fica uma delicia (com uma excepção, já falo nisso)
  • trabalhar com glace real… requer pratica 🙂

eu usei glace real “pronto a usar”, ou seja, os pacotes com o preparado em pó ao qual basta adicionar água na proporção indicada.

é verdade que o glace real se pode fazer com clara de ovo fresca – obviamente, é a receita original – mas é cada vez menos aconselhável fazê-lo, uma vez que a clara vai ficar crua e fora do frigorífico. por uma questão de segurança alimentar preferi usar mistura pré-feita ou pó para merengue/albumina fortificada (claras desidratadas).

várias marcas têm a mistura à venda no mercado, e de pré-preparadas já experimentei 3: sweetart, funcakes e arcolor. não sei se aqui entra o gosto pessoal ou não, mas eis a minha opinião…

  • gostei imenso do glacê da sweetart, não é demasiado doce e está bem aromatizado, é muito agradavel; demora a secar.
  • gostei imenso do glacê da funcakes. achei talvez um pouco doce demais, mas tirando um pouco de açucar nas bolachas, dá para equilibrar. está também muito bem aromatizado e seca mais rápido que o da sweetart.
  • a mistura da arcolor, sinceramente não gostei nada. começou logo pelo cheiro, não me cheirar bem como os outros – não é obrigatório, mas pelo menos então não ter aroma nenhum. de seguida, ao bater, as outras misturas, ao merengar, iam ficando visivelmente mais brancas opacas e esta ficou cinzenta. finalmente quando provei, sabia tão “mal” quanto cheirava… deitei tudo fora.

experimentei também a albumina fortificada da squires kitchen, que na verdade é um nome bonito para claras desidratadas e estabilizadas. é um produto inodoro, e temos de hidratar, portanto, temos de juntar água para fazer “claras” novamente, e depois temos de adicionar açúcar em pó para fazer o royal icing. a proporção é a seguinte:

  • 15g albumina fortificada
  • 75 ml água
  • 500 gr açúcar para glacê
  • aromas a gosto, sem gordura (opcional)

gostei muito também. além de a albumina da SK não ter mesmo odor nenhum, como somos nós que adicionamos o açúcar, dentro do possível, podemos tentar controlar melhor a mistura.

digo dentro do possível porque quando se trata de trabalhar com royal icing o “ponto” ou a consistência do icing é tudo… e se a diluir é fácil, basta adicionar gotas de água, quando ultrapassamos o ponto só há duas soluções: ou temos ainda um pouco da mistura inicial para repor, ou então temos mesmo de voltar a adicionar açúcar em pó (ou mix de royal icing em pó) para voltar a engrossar um glace que tenha ultrapassado o ponto.

as bolachinhas decoradas são umas prendas mimosas, podem ser embaladas individualmente, e acho que demonstram um carinho que uma coisa comprada a correr à ultima da hora evidentemente não consegue e também ficam mais baratas, além de que podem ser feitas com alguma antecedência, pois aguentam bem, desde que sejam guardadas bem  fechadas e abrigadas da luz.

bom, tenho que praticar muito para ficarem com ar mais artístico e perfeitinhas como as que vejo e adoroooo (e mesmo assim não sei se alguma vez conseguirei fazer certas coisas que já vi) mas lá gostosas ficaram!

ficam aqui as minhas cookies de Natal…  a árvore verde de Natal, o Rudolfo (a rena do trenó), uma porta enfeitada e também um centro de mesa, uma árvore de Natal 3D feita com estrelas de Natal.

a titulo de curiosidade, o centro de mesa é composto por 20 bolachas, depois de completo pesava mais de 1,800 kg, as duas bolachas maiores pesam, depois de glaceadas, cerca de 200 gr cada e têm aproximadamente um diâmetro de 20 cm. são estrelas de 5 pontas de tamanho decrescente que são montadas desencontradas para dar o efeito de pinheirinho de Natal. podem ser depois decoradas como quisermos, com bolinhas, mais efeitos de glace, usando outras cores. eu apenas polvilhei com açúcar de confeiteiro.

mais ideias para a mesa de Natal, aqui


20171207_000739_web
photo: tenho dias
20171207_000819_web
photo: tenho dias

20171123_070349_web

20171207_000757_web
foto: tenho dias

20171203_174326_web

20171123_070423_web
photo: tenho dias
20171120_081023_web
photo: tenho dias
20171203_134309_web
photo: tenho dias
20171120_081023_web
photo: tenho dias

 

20171206_231445_web
photo: tenho dias

a receita das bolachas é muito simples e tenho, para já, usado sempre a mesma:

  • 250 gr manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 250 gr açúcar
  • 2 ovos
  • 500 gr farinha t55 sem fermento
  • 5g sal refinado
  • baunilha ou outro aroma a gosto qb

 

deitar o sal na farinha, envolver e reservar.
numa batedeira, colocar a manteiga e bater até ficar em creme; deitar o açúcar e bater bem.
adicionar os ovos 1 a 1 e bater bem entre cada adição.
juntar a farinha e bater até a massa começar a formar “bola” ; por vezes não chega a isso, fica com ar “areado”… retirar, acabar de amassar à mão, dividir a massa em 2 porções, envolver em película aderente e levar ao frigorífico pelo menos 1 hora.
retirar do frio, estender a massa com um rolo até ter uma espessura com pouco mais de meio centímetro cortar as bolachas com um cortador.
as bolachas, já cortadas, devem ir ao frigorífico pelo menos mais 30 minutos. isto irá evitar que as bolachas percam o feitio (se espalhem)  cozer.
colocar as bolachas num tabuleiro de ir forno coberto com papel vegetal, e levar a cozer a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 8-9 minutos (não é preciso mais a não ser que sejam bolachas muitos grandes, ou o forno esteja muito cheio).
no fim do tempo retirar o tabuleiro do forno e deixar as bolachas arrefecer no próprio tabuleiro por uns 5-10 minutos e assim ainda cozem mais um pouco.
no fim deste tempo, transferir para uma rede para arrefecerem.

decorar as bolachas apenas quando estiverem totalmente frias…

….e não comam todas de uma vez 🙂

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.