Bolo de limão com mousse de framboesa, coberto com buttercream de limão e decorado com telhas de chocolate branco e framboesas frescas

um bolo muito bonito, e com estas cores não destoa nada numa mesa de Natal.



para fazer este bolinho vão precisar de um bolo de limão (receita mais abaixo), coulis de framboesas, buttercream de merengue suíço e telhas de chocolate branco para decorar (método mais abaixo).


 


para fazerem o coulis, podem ver a receita que está aqui e usem apenas framboesas em vez de framboesas com morangos (como a outra receita indica).

para fazerem o buttercream suíço podem ver a receita aqui e depois basta aromatizar com a raspa de um limão. se o buttercream suíço não for a vossa praia podem substituir por uma receita de outro buttercream ou até de outro creme a gosto. aconselho apenas, no caso deste bolo, a que seja um creme branco, para que a decoração resulte.

 

Bolo de limão com mousse de framboesa

  • Servings: 20
  • Dificuldade: medium
  • Imprimir

bolo de limão:

ingredientes:

  • 6 ovos
  • 250 gr açúcar
  • 250 gr de farinha para bolos
  • 80 ml leite
  • 100 ml óleo
  • 1 colher sobremesa fermento (5gr)
  • raspa de 2 limões
  • sumo de 1 limão, 20 ml
  • 1 embalagem de framboesas frescas
  • açúcar em pó

método:

aqueça o forno a 170º. separe os ovos; bata as claras em castelo e reserve. bata todos os restantes ingredientes junto com as gemas. junte as claras envolvendo. divida a massa por 2 formas de 20 cm sem buraco, sem untar nem enfarinhar. leve a cozer a 160º a 170º durante 20 a 30 minutos (no meu forno demoraram cerca de 25 minutos). a partir dos 20 m começar a fazer o teste do palito, assim que sair limpo, desligue o forno. não deixe cozer demais para que não fiquem secos. retire os bolos do forno, vire imediatamente as formas ao contrário e deixe a arrefecer assim numa grelha própria ou assentes em chávenas ou tacinhas. desenforme apenas quando estiverem frios.

mousse de framboesa:

ingredientes:

  • uma embalagem de queijo mascarpone
  • coulis de framboesa q.b.

método:

coloque o queijo (bem frio) na taça de uma batedeira e bata até ficar bem cremoso, seguidamente vá adicionando pequenas porções do molho de framboesas até atingir o ponto  desejado. se quiser que a mousse “prenda” (fique firme, porque com a adição do coulis, tem tendência a ficar liquida), pode adicionar folhas de gelatina.

chocolate barks (telhas de chocolate):

ingredientes:

  • 200 gr sucedâneo chocolate branco (usei em pastilhas)

método:

derreta cuidadosamente o chocolate em banho maria (também o pode fazer no micro-ondas, mas eu prefiro fazer no fogão, porque acho que controlo melhor o processo). uma vez totalmente derretido, verta o chocolate para cima de papel vegetal, espalhe com uma espátula, cubra com outra folha de papel vegetal, alise e enrole. espere que o chocolate esfrie. desenrole num movimento único para obter telhas bonitas (barks ou shards de chocolate) e retire a folha de papel superior com cuidado. use a gosto.

montagem:

uma vez que os bolos estejam frios, corte-os ao meio no sentido horizontal e recheie cada parte com a mousse de framboesa. se necessário, crie uma barreira com o buttercream no perímetro do bolo para impedir que a mousse saia.



depois de montado o bolo, cubra o topo e as laterais com o buttercream e leve ao frio para os cremes assentarem.


20171109_202457_web

foto: tenho dias


coloque o bolo no prato de servir, decore com os barks de chocolate branco, as framboesa e açúcar de em pó.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s