Coulis de frutos vermelhos

um coulis é, por definição, um molho…. um molho espesso ou um puré de frutas (ou de legumes) coado ou passado.

ao contrário de quando se faz um doce, de uma geleia ou uma marmelada, a ideia é tentar manter o aroma e sabor da fruta fresca, sendo que o coulis não deve ter mais do que 25% do peso da fruta em açúcar – e no caso das frutas que são muito doces esta percentagem pode até não ultrapassar os 5% (fica um pouco ao gosto de quem faz e do propósito da receita).

outra coisa que distingue o coulis dos doces e compotas é o tempo de cozedura, uma vez que o coulis vai ao lume o tempo suficiente para derreter e incorporar o açúcar e fervilhar talvez 4 a 5 minutos para que a fruta fique cozinhada), mas não deve apurar. um coulis deverá ser espesso por ter bastante polpa, e pouca água – e não por ter estado muito tempo ao lume a reduzir.

uma vez feito, pode passar o molho por um passador para garantir que fica sedoso e sem qualquer semente ou pode optar por deixar o coulis com pedaços de fruta – vai depender do tipo de fruta usada no molho e do objectivo do coulis.



se a ideia for usar o coulis como molho para usar por cima de um cheesecake, de um panna cotta, de um gelado, de um gateaux au chocolat ou até para fazer um drip decorativo num bolo, então provavelmente será melhor coar o coulis.

se quiser usar o coulis para fazer por exemplo uma mousse de fruta para rechear um bolo, pode misturar o dito com natas batidas ou com buttercream e nesse caso deixar o coulis com pedaços de fruta é uma boa ideia…. outra sugestão onde usar o coulis com pedaços de fruta é por exemplo, nos iogurtes caseiros, nos crepes, waffles…

os usos do coulis são muitos, e se a estrela normalmente é o coulis de frutos vermelhos ou de frutos do bosque, existem receitas de coulis de outras frutas como coulis de alperce ou então de ameixa, por exemplo.

os coulis, desde que hermeticamente fechados, podem ser guardados no frigorífico e aguentam cerca de uma semana; também podem ser congelados, e nesse caso podem ficar guardados meses.

Coulis de frutos vermelhos

  • Servings: 400 ml
  • Difficulty: easy
  • Print

Um molho delicado e delicioso

sugestões de utilização como molho: em cheesecake, panna cotta, gelado, pavlova, gateaux au chocolat (morno), como drip (decorativo)…

sugestões de utilização como molho com pedaços: em iogurtes caseiros, nos crepes, em waffles, misturar com natas batidas ou com buttercream e usar a mousse resultante para rechear bolos, etc.

ingredientes:

  • 200 gr de framboesas
  • 300 gr de morangos lavados e cortados
  • 100 gr de açucar
  • 1 pau de canela
  • 1/2 dl água
  • sumo de limão qb (equivalente a 1 colher de sopa)

método:

ponha todos os ingredientes num tacho (o sumo de limão foi o equivalente a uma colher de sopa), deixe que levante fervura; baixe o lume e deixe fervilhar poucos minutos, 4 ou 5, de modo a que a fruta cozinhe.

desligue o lume, retire o pau de canela, passe grosseiramente com a varinha mágica, passe o coulis por um passador (as grainhas das framboesas são bastante duras) e deixe arrefecer.

está pronto a usar.

pode usar fruta congelada. pode deixar o molho com pedaços de fruta, se quiser.


3 Comments

  1. nna says:

    Reblogged this on Tenho dias….

    Like

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.