o curd de limão (lemon curd) é uma coalhada e distingue-se dos molhos de fruta (coulis) por levar gemas de ovos e também e um pouco de manteiga em vez de ser apenas a polpa da fruta e o açúcar.

além de ser deliciosamente desenjoativo, o Lemon curd é também muito versátil e tanto pode ser usado como recheio puro, como pode ser misturado em partes iguais com buttercream de merengue suíço, criando uma delicada mousse de limão que também pode ser usada para rechear bolos, profiteroles, eclairs, cobrir cupcakes; pode ser usado à laia de”compota” em scones (mmm, eu adoro!), enfim os usos são múltiplos.

portanto, o nosso amigo curd será tanto melhor quanto mais aromáticos forem os limões usados na sua confecção. convêm, no entanto, seguir alguns preceitos para garantir que o curd de limão fica bom.

em primeiro lugar, e isto vale para qualquer curd, custard ou até doce de ovos, as gemas devem ser “rompidas” e passadas por um passador de rede bem fina, para remover a película que as envolve. é esta ‘pele’ a responsável  pelo cheiro intenso a ovo que as gemas libertam quando vão ao lume e que alguns doces que têm gemas podem apresentar.

o sumo de limão também deve ser coado e deve-se resistir à tentação de deixar ir pedaços de polpa para o curd… ao cozinhar, a polpa do limão depressa irá ficar ainda mais acida/amarga do que é quebrando a proporção do açúcar. o resultado será um curd demasiado acídico para ser agradável.

o lemon curd é feito em banho-maria, mas não é o mesmo tipo de banho-maria usado para cozer os pudins-flan (por exemplo) onde há a imersão da forma do flan na panela com água. para fazer um lemon curd, coloca-se uma tigela em cima de um tacho ou de uma panela com água a ferver, mas o fundo da tigela não pode tocar na água, ou poderão aparecer “ovos mexidos”.

Lemon curd

  • Servings: cerca de 400 ml
  • Dificuldade: easy
  • Imprimir


ingredientes:

  • 6 gemas
  • 90 gr açúcar
  • raspa de 1 limão grande
  • 85 ml de sumo de limão
  • 30 gr de manteiga fria, em cubinhos

método:

ponha uma tigela em banho-maria; na tigela misture as gemas com o sumo e a raspa do limão e com o açúcar. deverá mexer sempre até as gemas engrossarem; não deixe que o fundo da tigela toque na água a ferver ou podem aparecer “ovos mexidos”.

retire do lume e passe o curd por um passador fino para remover as raspas e obter um creme liso.  seguidamente incorpore a manteiga, poucos cubinhos de cada vez e mexa bem entre cada adição.

quando terminar cubra a superfície do creme com película aderente para não criar “côdea” e guarde no frigorífico.

para guardar, ponha num recipiente hermético e mantenha no frigorífico até 2 semanas; também pode congelar.


One thought on “Lemon curd

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s