pão de ló recheado com ganache de chocolate. porque às vezes o que apetece é um bolo mais simples, e ontem apetecia-me comer uma fatia de bolo ao lanche e não havia. de modo que fiz esta receitinha simples e recheei com creme de chocolate.



o bolo fica igualmente bom recheado com doce de ovos ou chantilly ou doce de leite… o que a vossa alma (ou estomago) pedir! é um bolo muito bom e uma boa base porque é suficientemente firme para usar em bolos mais elaborados de várias camadas.



Pão de ló recheado com ganache de chocolate

  • Servings: 12-14
  • Dificuldade: easy
  • Imprimir

este bolo é de uma receita que podem encontrar em vários sites na net, conhecido como pão-de-ló (ou bolo) da Serafina. é um pão de ló tradicional – ovos/ açúcar/ farinha.

 

ingredientes:

massa

  • 8 ovos inteiros
  • 225g açúcar (10 colheres de sopa)
  • 225g farinha (10 colheres de sopa)
  • umas gotas de extrato de amendoa ou baunilha (opcional)

ganache

  • 150 gr chocolate culinário branco
  • 150 gr chocolate culinário 70% cacao
  • 200 ml nata (um pacotinho)

vermicelli (granulado) de chocolate de leite para decorar (opcional)

método:

preparação massa

pré-aqueça o forno a 180º; prepare uma forma de 30 cm ou duas de 22 cm (as que eu usei): forrei o fundo com circulos e papel vegetal e usei spray no fundo apenas. reserve.

coloque os ovos (sem separar gemas das claras) na taça da batedeira, junte o açúcar e o extrato de amendoa e deixe bater até triplicar de volume. os ovos deverão estar a temperatura ambiente.


20170612_165246_web

(foto: tenho dias)


adicione a farinha com o fermento aos poucos e envolva delicadamente para perder o menos possivel de ar (sempre se perderá algum).

leve ao forno por 35 minutos se usar forma grande. eu usei 2 formas de 22cm, por isso os bolos estavam prontos em 23 minutos. como depende dos fornos, vigie e faça o teste do palito.

retire do forno e deixe arrefecer uns 5 minutos nas formas. desenforme os bolos com cuidado, retire o papel vegetal do fundo e deixe os bolos arrefecerem totalmente. uma vez frios, corte cada um dos bolos ao meio.

preparação da ganache

parta os chocolates em pedaços numa tigela suficientemente grande para conter também as natas, que irão ser batidas. leve as natas ao lume e assim que começarem a ferver, retire imediatamente do lume e deite por cima dos chocolates. deixe repousar 1 minuto ou 2 e mexa tudo muito bem de modo a que os chocolates derretam com o calor das natas e o creme fique bem misturado. deixe arrefecer um pouco.

leve o creme ao frio 1 hora. depois de fria, bata a ganache com a batedeira até ficar em mousse.

montagem

ponha o primeiro circulo de bolo e barre com 1/5 da ganache,..


20170612_193456_web

(foto: tenho dias)


…coloque o segundo circulo de bolo e repita sucessivamente, até ter o bolo todo montado. use o último pedaço de ganache para cobrir o topo e barrar as laterais do bolo.

decore com o vermicelli de chocolate a gosto.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s