Bolo de avelã com pêssegos e chantilly.

este bolo é um pouco diferente por a massa ser muito mais leve. o facto de se usar farinha de avelã deixa o bolo muito fofo. no entanto fica com tendencia para ser um pouco mais seco, por isso se usa um pouco de calda para o manter húmido.



as variações sobre esta receita podem ser ao sabor do que tenham disponivel no momento: farinha de amêndoa em vez de avelã, ananás em vez de pessego, podem usar uma calda feita em casa em vez da calda que vem com a fruta… façam  à vossa maneira (ou ao vosso gosto) e disfrutem!

Bolo de avelã com pêssegos e chantilly

  • Servings: 10-12
  • Dificuldade: easy
  • Imprimir

um bolinho leve, fresco e muito fôfo

ingredientes:

massa:

  • 6 ovos (devem estar à temperatura ambiente)
  • 225 gr de açúcar
  • 150 gr farinha
  • 100 gr de farinha de avelãs
  • 1 lata grande de pêssegos em metades
  • 1 c. sobremesa de fermento (se a farinha tiver, não é preciso)

chantilly:

  • 400 ml nata gorda (2 pacotes)
  • 40 gr açúcar de confeiteiro

método:

pré-aqueça o forno a 170º. prepare a forma (eu usei duas de 22 cm), forrando o fundo com papel vegetal e untando; não unte as laterais para o bolo poder agarrar enquanto cresce. misture as farinhas e o fermento. pique os pêssegos em cubinhos reservando algumas metades para a decoração e reserve, reserve a calda também.

ponha os ovos e o açucar numa taça e bata em velocidade máxima até duplicarem de volume. adicione as farinhas em 2 ou 3 vezes e envolva tudo com a ajuda de uma espátula, com delicadeza mas rápidamente para que a massa perca o menos ar possivel. ponha a massa na forma (formas) e leve a cozer a 170 graus, cerca de 20-30 minutos, vai depender do forno e também se usarem uma forma grande ou duas mais pequenas – os meus cozeram em 20 minutos. a farinha de avelã é mais delicada e o bolo coze mais depressa do que o habitual, vigie o forno e faça o teste do palito (este bolo tem tendencia a começar a descolar das laterais quando está cozido. retire as formas do forno, deixe arrefecer 5 minutos , desenforme e deixe arrefecer totalmente antes de montar.

para fazer o chantilly convém que as natas estejam muito frias (devem estar na parte mais fria do frigorifico e à pelo menos 12h. bata as natas e quando começarem a ganhar volume, junte o açucar em pó. continue a bater até ganharem a consistência desejada.



corte os bolos em dois (se for um bolo, em 4) e monte da seguinte forma: disponha um circulo de bolo, regue com um pouco de calda (não muita), ponha cerca de 1/4 do chantilly e 1/3 dos pessegos picados, ponha outro circulo de bolo em cima e repita. quando puser a última parte do bolo, não regue com calda, cubra com chantilly e decore a gosto com as metades de pessego reservadas para o efeito.

leve o bolo ao frio para assentar antes de servir.


20170604_215905_web

(foto: tenhodias)


bom apetite.


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s