Torta de chocolate com morangos Castelhana

desde que fiz a outra torta de laranja que andava com vontade de repetir a experiência, mas variando. isto porque a dita torta de laranja ficou belíssima e pouco durou cá em casa….

receitas de tortas abundam e a dificuldade é escolher – mas como chocolate e fruta é uma combinação que sabe sempre bem, resolvi experimentar esta receita (que nunca tinha feito) e que é relativamente conhecida no país irmão.


já vai sendo hábito ler as receitas (tirei esta de um livro) e achar melhor adaptar alguma coisa: neste caso foi o recheio… por achar que o da receita, tal como está, irá ficar demasiado liquido para a torta.

de resto, aviso já que como tal como aconteceu com a torta de laranja, esta está a desaparecer a uma velocidade estonteante! é um doce pouco doce (passe a contradição nos termos) e nada enjoativo, delicioso e leve. espectacular.

como diz o jamie,
happy days 🙂

outras receitas de tortas, aqui


20170521_091847_web
(foto: tenhodias)

ingredientes necessários…

para a massa:

  • 5 ovos separados
  • 50 gr açúcar
  • 100 gr chocolate culinária (40% cacau minimo)
  • 4 c.sp farinha com fermento
  • 2 c.sp de cacau

para o recheio:

  • 200 gr chocolate culinário branco
  • 100 gr natas
  • 100 gr morangos picados
  • açúcar em pó para polvilhar
  • morangos para decorar

preparação da massa

aqueça o forno a 180º.

unte e forre com papel vegetal um tabuleiro de 38 x 26 cm e unte de novo, reserve. separe os ovos, batas as claras em castelo firme e reserve.

bata as gemas com o açúcar em creme, adicione o chocolate amolecido (microondas ou banho-maria) e bata bem. misture a farinha e o cacau e adicione à massa. a mistura ficará bastante espessa, por isso sacrifique 1/3 das claras e misture também. de seguida incorpore as restantes claras em castelo na massa com delicadeza.

deite na imediatamente na forma, alise com uma espatula se necessário e leve ao forno até ficar cozido – entre 12 e 15 minutos dependendo do forno; faça o teste do palito e não deixe cozer demais porque depois a enrolar as massas bem-cozidas estalam e partem.



desenforme a torta para uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar e enrole imediatamente sobre o lado mais estreito e deixe a torta arrefecer assim enroladinha – sim, fica meia humida mas isso permitirá desenrolar, rechear e voltar a enrolar sem partir.

preparação da ganache de chocolate branco

tenha o chocolate branco partido em pedaços numa tigela suficientemente grande para conter também as natas (que irão ser batidas). leve as natas ao lume e quando estiverem a começar a levantar fervura, retire do lume e deite por cima do chocolate. deixe repousar 1 minuto ou 2 e mexa tudo muito bem de modo a que o chocolate derreta com o calor das natas e o creme bem misturado.

leve ao frio. depois de fria, bata a ganache com a batedeira até ficar em mousse.

montagem da torta

desenrole a torta com muito cuidado e espalhe o recheio com uma espátula, cubra com os morangos picados e volte a enrolar com delicadeza. guarde no frigorífico.

para servir, apare as pontas da torta para que fique mais bonita, polvilhe com açúcar em pó e decore com os restantes morangos



 

Posted by:nna

3 replies on “Torta de Chocolate Castelhana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.