Ervilhas com ovos à pressa na fussioncook (*)

eu gosto imenso de fazer bolos e tortas e buttercreams, ultimamente tem-se tornado um dos meus escapes, ir para a cozinha, agarrar num monte de coisas e no fim conseguir (ou não…) algo bom aos olhos e ao olfacto, já para não falar nos sabores

(*) a fussioncook é uma panela eléctrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond; além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como ‘forno’, cozinhar a vapor ou slowcook. a receita descreve também o modo tradicional de preparação.

acho que já perceberam que eu e as minhas batedeiras nos divertimos um bocado… apesar de ter comprado a kMix continuo a usar a batedeira de mão como complemento, enquanto a kMix está ocupada a bater a massa principal eu bato as claras em castelo, ou faço qualquer coisa em banho-maria e a velhinha e fiél batedeira electrica de mão continua a ser muito útil.

mas o nosso dia a dia não é feito só de doces, muito pelo contrário, é feito tantas vezes de pressa e de stress, de necessidade de fazer o orçamento esticar, de espremer as ideias para fazer qualquer coisa para o jantar [almoço] que seja nutritiva sem ser aborrecida e que seja saborosa.

é pedir muito? …é. mas ainda existem algumas receitas assim. a nossa velhinha receita de ervilhas com ovos por exemplo, tão humilde, mas tão boa! uma receita que rende, que se faz logo a contar com mais uma ou duas refeições porque pode ser aquecida sem ficar com aquele mau sabor de ‘requentada’. e se fizerem na panela de pressão é num instante que fica pronta!

dica: na maioria das vezes eu faço este prato logo a contar com mais de uma refeição  mas só incluo os ovos que vão ser comidos imediatamente. de cada vez que comer das ervilhas (por exemplo se congelar as ervilhas estufadas), escalfo o ovinho no momento, aproveitando que as ervilhas estejam a aquecer!

nota para quem achar as quantidade estranhas…: cá em casa somos só duas 😉


20170521_210544_web


eu fiz assim…

ingredientes:
500 gr ervilhas congeladas
1 cebola grande
1 cenoura média
2 batatas pequenas
4 ovos
5 cl azeite
2,5 dl água
1 c. sopa polpa tomate
pitada de açúcar (meia colher de café)
1 folha de louro
1/3 de um chouriço bom
sal e pimenta preta q.b. ervas de provença, pimenta caiena

pique a cebola e reserve.
corte o chouriço em rodelas e depois em tirinhas e reserve.
corte as batatas em cubos e reserve.
corte a cenoura em rodelas, reserve.

na Fussioncook (mais abaixo, receita pelo modo tradicional):
ligar a panela no menu Freir/15 m, pôr o azeite a aquecer e a seguir juntar a cebola e deixe refogar um pouco (já sabe, não é preciso usar os 15 minutos, vá tomando conta do refogado). de seguida adicione o chouriço, deixe fritar mesmo só um minutinho (porque se for demais, vai ficar muito salgado e fica desagradavel) e de seguida todos os restantes ingredientes, menos os ovos. ponha a tal pitada de açúcar para contrabalançar a polpa de tomate, que faz muita diferença. tape a fussioncook, cancele o menu ‘Freir’, ponha a válvula em posição ‘Cerrado’ e ligue o menu ‘Guiso’ por 15 minutos.

quando o programa terminar, despressurize a panela manualmente, remexa, prove e rectifique os temperos se for necessário, verifique se é necessário acrescentar um pouco de água (que as ervilhas querem-se caldosas) e junte agora os 4 ovos. feche novamente a panela, e ponha mais 2 minutos em menu ‘Guiso’.

quando terminar, desligue a panela e deixe despressurizar naturalmente. sirva quentinho.


20170521_210442_web


modo tradicional:
Num tacho ponha o oleo ou o azeite a aquecer;  junte a cebola e deixe refogar um pouco até ficar transparente; de seguida adicione o chouriço, deixe fritar mesmo só um minutinho (porque se for demais, vai ficar salgado e desagradavel) e de seguida todos os restantes ingredientes com excepção dos ovos. não se esqueça da tal pitada de açúcar para contrabalançar a polpa de tomate, que faz muita diferença. assim que começar a ferver, tape o tacho, reduza o lume e deixe esufar durante 25 a 30 minutos.

a 5 minutos de terminar o tempo, remexa, prove e rectifique os temperos se for necessário, verifique se é preciso acrescentar um pouco de água (que as ervilhas querem-se caldosas) e junte agora os 4 ovos. volte a tapar e deixe que os ovos fiquem escalfados.

retire do lume e sirva quentinho.


20170521_210715_web


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s