Bacalhau dourado no forno
esta receita de bacalhau é assim uma coisa deliciosa, meio-bacalhau-com-natas-meio-bacalhau-à-Brás… sério, é mesmo, mesmo bom.
Tem outras virtudes: como outros pratos de forno, rende muito, congela lindamente (é óptimo ter umas refeições congeladas numa eventualidade), é excelente para levar na marmita…
E sinceramente, não demora assim tanto tempo a fazer. bom proveito 😉
mais receitas de bacalhau, aqui
Bacalhau Dourado

Um prato de forno de lamber os dedos
ingredientes:
- 2 postas de bacalhau do lombo cozidas (cerca de 400g)
- 400 g de batata frita palha
- 3 ovos
- 50 g de queijo ralado mozzarella
- 1 cenoura ralada
- 1 cebola grande (de referencia das doces)
- 2 dentes de alho
- 1 L de molho béchamel (100g manteiga, 50 g farinha, 1 l leite 1/2 gordo)
- 200 ml natas
- 0,5 dl de azeite
- 12 azeitonas pretas sem caroço
- Noz-moscada q.b.
- ervas de Provença q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- pão ralado q.b.
método:
Coza o bacalhau em água abundante juntamente com os ovos. Quando estiverem cozidos, separe peles e espinhas e e desfaça o bacalhau em lascas grandes, reserve; descasque os ovos e corte em rodelas, reserve.
Molho béchamel: ponha a manteiga e a farinha no mesmo tacho e leve a lume muito brando para que a farinha envolva na manteiga e cozinhe; assim que começar a fazer uma pasta (roux) comece a adicionar o leite em fio (nesta fase use varas para mexer bem e rapidamente). Deixe ficar ao lume o tempo suficiente para o béchamel cozinhar (uns 7 ou 8 minutos) deixando borbulhar, mas nunca ferver com força e mexendo sempre. Se vir que está a engrossar demasiado pode acrescentar um pouco mais de leite, que nesta receita o béchamel quer-se mais liquido… quando estiver pronto retire do lume, tempere com sal e pimenta e noz-moscada e reserve.
Descasque a cenoura e rale; descasque a cebola e corte em meias luas, descasque os alhos e pique. Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e deixe refogar até que fique transparente, de seguida adicione o bacalhau e envolva muito bem; adicione depois a cenoura e os alhos, tempere com pimenta e ervas, reduza o lume e deixe a cenoura estufar um pouco.
Quando achar que está pronta, adicione a batata palha, e o molho béchamel, as natas, os ovos, as azeitonas e o queijo, envolva muito bem, corrija os temperos e ponha numa travessa de ir ao forno, e polvilhe com o pão ralado. Leve depois ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique corado.
Retire do forno e sirva de imediato, acompanhado de uma salada verde.