Tiramisú

tiramisu

Tiramisú

de vez em quando gosto de fazer um bocadinho de Tiramisú, é um doce italiano extraordinário, nada difícil de fazer e que fica uma maravilha…. é considerado uma sobremesa, mas eu acho que qualquer hora é boa para comer um quadradinho de tiramisú – excepto, talvez, antes de ir dormir…

a receita original de Tiramisú não leva natas, apenas ovos, e é muito, muito leve e nada enjoativo, um verdadeiro “puxa-me para cima” especialmente se for acompanhado de um cafézinho.

(Nota: eu não tenho qualquer problema em consumir ovos não cozinhados, e considero que os ovos à venda nos supermercados em Portugal são seguros. No entanto fica o aviso de que nesta receita as claras ficam cruas e são consumidas assim.)

outras receitas de doçuras, aqui


Tiramisu

  • Servings: 12-14
  • Print

Uma sobremesa fresca e leve


ingredientes:

  • 3 ovos L
  • 110 gr açúcar branco
  • ½ c. sobremesa de extracto baunilha
  • 250 gr queijo mascarpone (frio)
  • 1 1/2 caneca café forte
  • 3 c. sopa de licor Frangelico ou Amaretto ou Khalua (usei Amaretto)
  • 200 gr  de palitos de champanhe (savoiardi biscuits)
  • Cacau, para polvilhar

método:

coloque uma taça em cima de uma panela com um pouco de água no fundo de modo a fazer um banho-maria, mas a taça não deverá tocar na água. Na taça coloque as gemas e 2/3 do açúcar e bata com uma batedeira de mão em velocidade média-alta até que as gemas estejam espessas. Retire a tigela e bata mais uns segundos para dispersar o calor, reserve e espere que arrefeça ( …acabou de fazer um zabaglione!)


20170513_214952_web.jpg
(foto: tenhodias)


Faça o café e reserve para que arrefeça.

Bata as claras em castelo até que formem picos suaves, adicione os restante açúcar em pequenas porções, sempre sem parar de bater as claras em alta velocidade como quem faz um merengue, pare de bater quando tiver picos bem firmes.

Junte a baunilha e o queijo mascarpone ao zabaglione, misture apenas até incorporar; junte 1/3 das claras e misture bem, depois vá incorporando as restantes claras gradualmente e com cuidado de modo a perder o mínimo de volume possível.

Misture o licor com o café.


(foto: tenhodias)

Monte o Tiramisú: molhe cada palito de champanhe no café muito brevemente (se deixar tempo de mais desintegram-se ou levam café demais e empapam o creme do tiramisu) e disponha-os no fundo de um prato ou travessa de serviço quadrados (20 cm). Espalhe metade do creme por cima dos biscoitos, e depois disponha uma segunda camada de palitos de champanhe molhados em café. Cubra com o restante creme, tape e leve ao frigorífico a refrigerar durante pelo menos 3 horas, de preferência até de um dia para o outro.

Antes de servir, polvilhe com cacau – antes de cortar ou já no prato.

bom proveito.

20170514_185633_web
(foto: tenhodias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leave a Comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.