Tiramisú

de vez em quando gosto de fazer um bocadinho de Tiramisú, é um doce italiano extraordinário, nada dificil de fazer e que fica uma maravilha…. é considerado uma sobremesa, mas eu acho que qualquer hora é boa para comer um quadradinho de tiramisú – excepto, talvez, antes de ir dormir…

a receita original de Tiramisú não leva natas, apenas ovos, e é muito, muito leve e nada enjoativo, um verdadeiro “puxa-me para cima” especialmente se for acompanhado de um cafézinho.

(Nota: eu não tenho qualquer problema em consumir ovos não cozinhados, e considero que os ovos à venda nos supermercados em Portugal são seguros. No entanto fica o aviso de que nesta receita as claras ficam cruas e são consumidas assim.)


20170514_214000_web


ingredientes

  • 3 ovos L
  • 110 gr açúcar branco
  • ½ c. sobremesa de extrato baunilha
  • 250 gr queijo mascarpone (frio)
  • 1 1/2 caneca café forte
  • 3 c. sopa de licor Frangelico ou Amaretto ou Khalua (usei Amaretto)
  • 200 gr  de palitos de champanhe (savoiardi biscuits)
  • Cacau, para polvilhar

preparação:
coloque uma taça em cima de uma panela com um pouco de água no fundo de modo a fazer um banho-maria, mas a taça não deverá tocar na água. Na taça coloque as gemas e 2/3 do açúcar e bata com uma batedeira de mão em velocidade média-alta até que as gemas estejam espessas. Retire a tigela e bata mais uns segundos para dispersar o calor, reserve e espere que arrefeça ( …acabou de fazer um zabaglione!)


20170513_214952_web


Faça o café e reserve para que arrefeça.

Bata as claras em castelo até que formem picos suaves, adicione os restante açucar em pequenas porções, sempre sem parar de batar as claras em alta velocidade como quem faz um merengue, pare de bater quando tiver picos bem firmes.

Junte a baunilha e o queijo mascarpone ao zabaglione, misture apenas até incorporar; junte 1/3 das claras e misture bem, depois vá incorporando as restantes claras gradualmente e com cuidado de modo a perder o minimo de volume possivel.

Misture o licor com o café.


20170513_223122_web

Monte o Tiramisú:
molhe cada palito de champanhe no café muito brevemente (se deixar tempo de mais desintegram-se ou levam café demais e empapam o creme do tiramisu) e disponha-os no fundo de um prato ou travessa de serviço quadrados (20 cm).
Espalhe metade do creme por cima dos biscoitos, e depois disponha uma segunda camada de palitos de champanhe molhados em café. Cubra com o restante creme, tape e leve ao frigorifico a refrigerar durante pelo menos 3 horas, de preferencia até de um dia para o outro.

Antes de servir, polvilhe com cacau – antes de cortar ou já no prato.

bom proveito.
20170514_185633_web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s