Guisado de entrecosto e grão na fussioncook (*)

hoje apeteceu-me fazer assim um bocado de entrecosto; as receitas com grão são de peso, mas tem estado frio, esta comida com caldo consola e a mim qualquer desculpa me serve para ir buscar um bocadinho de pão e ensopar em molho. ficou tão bom…

(*) a fussioncook é uma panela electrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond; além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como ‘forno’, cozinhar a vapor ou slowcook. a receita descreve também o modo tradicional (‘panela’) de preparação.

aliás, com esta receita, o que eu recomendo é caso tenham aí por casa um pãozinho casqueiro ou alentejano, cortem uma ou duas fatias de pão muito fininhas e ponham no fundo do prato… é o que se faz no Alentejo quanto se come cozido de grão, e eles sabem o que é bom, não desfazendo, que toda a nossa gastronomia é belissima.


20170513_164750_web


ingredientes:
1,200 kg de entrecosto
2 ou 3 batatas pequenas
2 ou 3 rodelas de chouriço de carne de boa qualidade
1 lata grande + 1 lata pequena de grão
1 c. sopa colorau
1 folha de louro
1 dl de vinho branco
1 dl água
1 dl oleo ou azeite
1 cebola
3 c. sopa de polpa de tomate
pitada de açucar (meia colher de café)
1 cenoura grande
sal e pimenta preta qb, salsa, alecrim, pimenta caiena

corte o entrecosto em bocados não muito grandes e tempere com o colorau, o louro, o alecrim se (não tiver, use ervas de provença ou outras que tenha ao dispôr), sal e a pimenta preta.
Corte as rodelas de chouriço em cubinhos e reserve.
Corte as batatas em cubos e reserve.
Corte a cebola em meias luas, reserve.
Corte a cenoura em rodelas, reserve.


20170513_164907_web


na Fussioncook (mais abaixo, receita pelo modo tradicional):
ligar a panela no menu Freir/15 m, por o azeite a aquecer e a seguir junte o entrecosto e deixe fritar um pouco, para que ganhe cor (mas não é preciso usar os 15 minutos, vá tomando conta do refogado…). Adicione a cebola e deixe refogar um pouco. Junte o vinho e deixe ferver para que evapore o alcool. De seguida adicione todos os restantes ingredientes, menos as batatas e metade do grão (não deixe de pôr a pitada de açúcar para contrabalançar a polpa de tomate, faz toda a diferença). Coloque o acessório de cozer a vapor e ponha aí as batatas cortadas em cubos.

Tape a fussioncook, cancele o menu ‘Freir’, ponha a válvula em posição ‘Cerrado’ e ligue o menu ‘Guiso’ por 25 minutos em pressão alta.

Quando o programa terminar, despressurize a panela manualmente, retire a bandeja com as batatas, prove o guisado e se necessário rectifique os temperos. Junte as batatas e o resto do grão, mexa, ligue em menu Freir e deixe ferver 2 minutos ou 3 apenas para que apure os temperos, deverá ficar com caldo

Servir quente, se possivel em cima de fatias de pão.


20170513_165003_web


modo tradicional:
Num tacho ponha o oleo ou o azeite a aquecer;  junte o entrecosto e deixe fritar um pouco, para que ganhe cor. Adicione a cebola cortada em meias luas e deixe refogar um pouco. Junte o vinho e deixe ferver para que evapore o alcool. De seguida adicione todos os restantes ingredientes (não deixe de pôr a pitada de açúcar para contrabalançar a polpa de tomate, faz toda a diferença) menos as batatas e metade do grão; assim que o guisado levantar fervura, tapar, baixar o lume e deixar estufar durante cerca de 50 minutos.

Mais ou menos a meio do tempo (aí aos 30-35 minutos) juntar as batatas cortadas em cubos e o restante grão, suba o lume até que ferva novamente, e voltar a tapar e reduzir o lume até terminar o tempo.

Vá provando para poder rectificar os temperos, e quando juntar as batatinhas, se necessário adicione um pouco mais de água, para que o guisado fique com caldo.

Servir quente, se possivel em cima de fatias de pão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s