Cupcakes de bolo de iogurte com cobertura de cream cheese,

para o dia da mãe….

não podia deixar a data passar em branco não é? por isso lá fui para a cozinha com a firme intenção de fazer “rosas” para oferecer à minha mãe…

acontece que a mãe não é grande fã de amanteigados, nem em bolos, nem dos buttercreams, o que me fez andar às voltas a pensar que receita usar  para os cupcakes que não levasse manteiga e depois usar um creme à base de queijo creme (que ela adora). a verdade é que o resultado final é muito mas muito saboroso… mesmo que do lado visual houvessem uns tropeços!

 

decidi usar uma receita muito gostosa de bolo de iogurte que a minha amiga Alexandra Pinto me deu, porque fica muito fofinho e é bastante neutro o que permite jogar com aromas e (se quisermos) corantes.

acontece que, como podem ver nas fotos, os cupcakes ficaram ligeiramente encovados… os motivos podem ser vários, desde as forminhas estarem um pouco cheias demais, ao forno estar com a temperatura a que normalmente se coze o bolo (170º-180º) e deveria ser menos, e até ao facto de eu ter batido e misturado os ingredientes como a receita indica e que é mais apropriado para fazer um bolo do que para cupcake…

This slideshow requires JavaScript.

como em termos de sabor os cupcakes estão excelentes, quero perceber se a receita se consegue adequar ou não por isso hei-de voltar a repetir a experiência mas tentando adaptar com o que aprendi 🙂

para já deixo a receita original, que rendeu 12 cupcakes e um bolo pequeno de 16 cm; teria rendido pelo menos 24 cupcakes mas eu não tenho esse número de forminhas.

a minha mamã adorou… mas as mães são suspeitas não é? a minha pelo menos gosta de tudo o que eu faço ❤ Feliz Dia da Mãe ❤

outras receitas de doçuras, aqui


”Cupcakes”

photo by: tenho dias,cupcakes[/caption]

” servings=”24″ time=”2hr30mins” difficulty=”easy” description=”Rosas Doces”]

Nota: (use o copo do iogurte como medida)

ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 iogurte a gosto
  • 3 copos de açúcar
  • 3 copos de farinha
  • 1 copo mal cheio de óleo
  • 1 colher de sobremesa de fermento royal
  • c. café extrato amêndoa (opcional, adição minha)

método:

método:

bata todos os ingredientes excepto a farinha, o fermento e as claras, até dobrar de volume, adicione a farinha, o fermento e envolva. Por fim, misture as claras em castelo. levar ao forno, pré-aquecido a 170ºC, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha, durante 40 minutos. antes de retirar do forno verificar a cozedura com a ajuda de um palito.

No caso dos cupcakes, não se untam as forminhas.

Colocar as forminhas de papel dentro das formas de metal; deitar a massa para as forminhas de modo a não ultrapassar os 2/3 de altura. Levar a cozer em forno previamente aquecido (160º) durante 25-30 minutos. Deverão ficar bem cozidos. Retirar do forno e deixar arrefecer 3 ou 4 minutos e depois retirar das formas de metal deixar arrefecer completamente em cima de uma rede. Uma vez frios, enfeitar ou cobrir a gosto. Ou comer assim mesmo 🙂

(receita original retirada do blog da Alexandra, aqui)


Cobertura: Para fazer as rosas de cobertura fiz 1/2 receita de creme de creamcheese, que já usei várias vezes e cuja receita podem encontrar aqui ou aqui. Usei chocolate branco para poder usar corante à vontade, mas apesar disso o resultado final ficou um tudo-nada distorcido por o creme conter sumo de laranja.

Como os cupcakes depois de frios ficaram com uma covinha, antes de usar o saco pasteleiro para fazer as rosas, com uma espátula barrei um pouco de creme em cada bolinho para nivelar a superfície e a rosa não “afundar”.


Posted by:nna

One thought on “Cupcakes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.