Pão de ló com buttercream de manteiga de amendoim
mais uma sugestão de bolinho muito simples e gostoso, para um lanche ou um aniversário. Cobri e recheei com buttercream de manteiga de amendoim, mas se quiserem dar uma “incrementada” no bolinho, podem fazer um recheio diferente da cobertura (chocolate ou um curd) e adicionar fruta, por exemplo… como o pão de ló é simples (neutro) quase qualquer conjugação funciona.
Para a decoração recorri às gomas de açúcar que as crianças (e muitos adultos) tanto gostam, e “armei-me” com faca, pinça, palito e muito improviso… foi muito divertido. Mais abaixo estão algumas fotos do “trabalho em progresso”.
Para o Pão de Ló:
ingredientes:
9 ovos
375g açúcar
375g de farinha
150 ml leite
150 ml óleo
1 colher sobremesa fermento (6gr); se a farinha tiver fermento, não é preciso
Raspa de 1 laranja (ou limão)
método:
Aquecer o forno a 170º.
Separar os ovos; bater as claras em castelo e reservar.
Bater todos os restantes ingredientes junto com as gemas. Juntar as claras envolvendo.
Dividir a massa por 2 formas de 22 cm sem buraco, sem untar nem enfarinhar.
Levar a cozer a 160º a 170º durante 25 a 35 minutos (no meu forno demoraram cerca de 32 minutos). A partir dos 25m começar a fazer o teste do palito, assim que sair limpo, desligar o forno. Não deixar cozer demais para que não fiquem secos. Retire os bolos do forno, vire imediatamente as formas ao contrário e ponha a arrefecer assim ou numa grelha própria ou assentes em chávenas ou tacinhas. Desenformar apenas quando estiverem frios.
Buttercream de Manteiga de amendoim
primeiro passo, fazer um buttercream de base, que no meu caso foi o flour buttercream:
80 gr farinha
450 ml leite gordo
350 gr manteiga sem sal
300 gr açúcar
10 ml extracto amêndoa (ou baunilha)
pitada sal
método:
A manteiga deverá estar à temperatura ambiente (18-20ºC).
Levar a farinha o leite e o sal a lume brando, deixar fervilhar e engrossar até fazer um roux bastante espesso. Retirar do lume e mexer mais um pouco para dissipar o calor; cobrir a superfície com película aderente para não ganhar crosta e deixar arrefecer completamente. Pôr o açúcar e a manteiga (temperatura ambiente) na tigela de uma batedeira e bater até ter um creme liso e fofo, adicionar a baunilha. Juntar o roux (deve estar totalmente arrefecido), incorporando no buttercream em 2 ou 3 partes e batendo bem entre cada adição. Se necessitar que o buttercream ganhe consistência, leve ao frio 30 minutos.
segundo passo, tornar o buttercream de base em buttercream de manteiga de amendoim:
- flour buttercream
- manteiga de amendoim (cremosa) qb; deverá estar à temperatura ambiente
uma vez que tenha o buttercream pronto, com a batedeira em velocidade média-alta vá incorporando colheradas de manteiga de amendoim (use uma colher de sobremesa para controlar as quantidades) até o buttercream ficar com o gosto a amendoim no ponto…. a seu gosto.