Empada de Frango e Cogumelos, na Chef Express (*)

(*) a chef express é um robot de cozinha, como a thermomix (bimby), a yammi, a cuisine companion ou a kCook multi. esta receita também tem a maneira tradicional (‘panela’) de preparar.

De vez em quando sabe bem variar, e às vezes o “variar” é mais o usarmos aqueles ingredientes de sempre, mas de maneiras que poucas vezes fazemos. esta é um pouquinho mais trabalhosa, mas sabe tão bem e se houverem sobras em casa, é uma maneira super-deliciosa de as aproveitar e com uma apresentação de mesa bem cuidada!


20160709_141626_web


eu fiz a empada com frango e com cogumelos, que era o que tinha, mas as combinações são ilimitadas e mesmo ao gosto de cada um.. apenas aconselho a evitarem  pôr ingredientes que tenham tendencia a largar agua ou  suco, como por exemplo ananás não escorrido ou muito tomate (cru, se usarem tomate seco fica óptimo), porque vão empapar a empada por baixo, impedindo que cozinhe bem.

como referi, é um prato que demora um pouquito de tempo a montar, mas que vale bem o trabalho por ser tão versátil: faz um almoço leve, um lanche, leva-se para um piquenique, para a praia ou quando se vai a casa de alguém.

Esta empada é muito simples e tem frango assado, cogumelos, milho e maçã em cubinhos, mas podem, na verdade, faze-la com qualquer coisa que gostem.

bom apetite e tenham dias… muito bons 🙂

INGREDIENTES

frango assado q.b
molho bechámel q.b.
uma embalagem de cogumelos frescos
2 maçãs fuji (ou similar)
1 chávena pequena de milho cozido
2 embalagens de massa quebrada

Para o bechamel:
1 litro de leite
100 gr manteiga
120gr de farinha.

no robot (mais abaixo está o método tradicional):
ponha os ingredientes para o béchamel na Chef Express (ou na thermomix, use o robot que tiver) e programe velocidade 3/90ºC/8 minutos, tempere com sal e pimenta e noz-moscada. Este leva um pouco mais de farinha, porque se quer um molho mais espesso e consistente.
lave e corte os cogumelos em tiras e salteie com sal, pimenta e umas gotas vinho branco. Deixe que percam toda a água, porque não queremos que aempada fique com água no fundo. coloque a primeira massa quebrada numa tarteira própria para tartes salgadas (de rebordo alto), pique bem com um garfo e leve ao forno a pré-cozer.

entretanto desfie o frango assado…

quando tudo estiver pronto, monte a empada: prove o molho bechamel e corrija os temperos se for necessário. adicione o frango, os cogumelos, o milho, e as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos. Ligue a Chef sem temperatura, na velocidade 4/30 segundos, para envolver tudo. deite este recheio na tarteira, com a base já pré-cozida. ponha a segunda massa quebrada a fazer de tampa, deixando uns rasgos para que o vapor saia. pincele com gema de ovo e leve novamente ao forno para cozer bem a massa. retire quando estiver lourinha e deixe arrefecer. sirva a empada morna ou fria.


20160709_123212_web20160709_124258_web


método tradicional:
num tacho ponha a manteiga e a farinha e leve a lume muito brando para que a farinha envolva na manteiga e cozinhe; assim que começar a fazer uma pasta (roux) comece a adicionar o leite em fio (nesta fase use varas para mexer bem e rápidamente). Deixe ficar ao lume o tempo suficiente para o bechamel cozinhar (uns 7 ou 8 minutos) deixando borbulhar, mas nunca ferver com força e mexendo sempre. Quando estiver bem espesso, retire do lume, tempere com sal e pimenta e noz-moscada e reserve. Esta receita de bechamel leva um pouco mais de farinha, porque se quer um molho mais espesso e consistente.
lave e corte os cogumelos em tiras e salteie com sal, pimenta e umas gotas vinho branco. deixe que percam toda a água, porque não queremos que a empada fique com água no fundo. coloque a primeira massa quebrada numa tarteira própria para tartes salgadas (de rebordo alto), pique bem com um garfo e leve ao forno a pré-cozer.

entretanto desfie o frango assado…

quando tudo estiver pronto, monte a empada: prove o molho bechamel e corrija os temperos se for necessário. Adicione o frango, os cogumelos, o milho, e as maçãs descascadas e cortadas em cubinhos e envolva tudo muito bem de modo a ficar tudo coberto com o bechamel. deite o recheio na tarteira, com a base já pré-cozida. ponha a segunda massa quebrada a fazer de tampa, deixando uns rasgos para que o vapor saia. pincele com gema de ovo e leve novamente ao forno para cozer bem a massa. retire quando estiver lourinha e deixe arrefecer.

sirva a empada morna ou fria.

2 thoughts on “Empada de frango e cogumelos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s