Tortilla de Batata … na Fussioncook (*)

um prato delicioso e pratico, tipico do país vizinho, e que quando eu tentava fazer em casa, nunca ficava com aquele gosto bom das tortilhas que costumo comer em Espanha…
aqui há uns anos em Madrid, uma senhora explicou-me que para as tortilhas ficarem com aquele sabor, as batatas têm que “suar” um pouco na gordura (azeite, de preferência) antes de se porem na tortilha, ou seja, a tortilha não se faz com batata cozida ou frita mas sim com batata ‘estufada’.

(*) a fussioncook é uma panela electrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond; além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como ‘forno’, cozinhar a vapor ou slowcook. a receita descreve também o modo tradicional (‘panela’) de preparação.

as tortilhas podem ter muitas variações mas na versão mais simples levam apenas ovos e batatas, e para quem goste, leva ainda cebola. eu gosto muito de pôr cebola porque acho que a tortilha fica menos seca depois de fria – o que a torna ideal para lanches, piqueniques e snacks. mas para quem não apreciar cebola, pode-se fazer as versão mais simples de todas que fica óptima. para os mais gulosos, pode adicionar-se pimentos, em tiras, por exemplo, que fica uma delicia.

o importante é seguir a técnica de fazer a batata ‘suar’ no inicio (a batata e os outros ingredientes de fundo como a  cebola ou os pimentos) porque vai ser isso que vai tornar a tortilha numa tortilha…senão o que sai é uma omolete recheada.

esta tortilha foi feita na fussioncook (panela electrica de pressão multifunções) mas pode fazer-se em qualquer frigideira ou tacho anti-aderente.


20160407_203549 _web


Ingredientes:

6 ovos
4 batatas médias
1 cebola grande
40 ml de azeite
sal e pimenta qb

na Fusioncook: descascar as batatas e cortar ao cubos (se quiser pode fazer também em rodelas grossinhas), cortar a cebola em meias luas. Pôr o azeite na cuba da fussioncook e ligar o menu Freir/10 minutos.

deixar as batatas e a cebola estufar (não precisa refogar muito), pôr o sal e a pimenta. cancelar o menu, tapar com a tampa de pressão, ligar o menu Vegetais/10 minutos e por a valvula em fechado. enquanto estufa, bater os os ovos e por-lhes sal.
quando termine o programa, tirar a pressão manualmente e abrir, remexer as batatas, adicionar os ovos e envolver tudo muito bem, voltar a por a tampa, escolher menu Forno/5 minutos (valvula aberta). como este programa não tem pressão, quando terminar, abrir, retirar a tortilha da cuba com a ajuda da tampa vira-tortilhas e servir.

método tradicional: descascar as batatas e cortar ao cubos (se quiser pode fazer também em rodelas grossinhas), cortar a cebola em meias luas. Pôr o azeite num tacho anti-aderente e levar a lume médio; quando o azeite estiver já quente (sem ferver) junte as batatas e a cebola, pôr o sal e a pimenta, envolva tudo bem no azeite; baixe o lume para o minimo, tape o tacho e deixe estufar/suar (não precisa refogar) o tempo necessário para as batatas e a cebola ficarem macias. o líquido das propriasbatátas e cebola severá ser suficiente, mas pode sempre juntar um dedal de água. enquanto as batatas estufam, bata os ovos com uma pitada de sal. bata os ovos num recipiente suficientemente grande para que caibam lá as batatas.
quando as batatas estiverem estufadas, deitar o conteudo do tacho para a tijela onde estão os ovos (e não os ovos para dentro do tacho, senão começam logo a cozinhar) e envolver bem.

voltar a por a mistura toda no tacho, levar a lume médio, por a tampa, e ir vigiando para que a tortilha fique bem passada sem se queimar; se estiver feita por baixo e por cima ainda não, vire a tortilha com a ajuda da tampa ou de um prato e leve ao lume mais um minuto.

bom apetite!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s