Chili de Legumes com Carne, na Fussioncook

um destes dias fiz uma receita “mexicana”, Chili Con Carne, e ponho o nome entre aspas porque não sei até que ponto se parece com o tradicional prato mexicano… sei que estava bem picante e ficou magnifico…
esta é uma receita que comecei por fazer originalmente na Chef Express (um robot tipo thermomix) e que desta vez fiz na Fussioncook(*) – na minha opinião fica melhor.

(*) a fussioncook é uma panela electrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond; além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como ‘forno’, cozinhar a vapor ou slowcook. a receita descreve também o modo tradicional (‘panela’) de preparação.

Ingredientes:
600 gr carne picada de vaca
1 alho francês cortado em rodelas finas
1 pimento verde cortado em tiras finas
1/2 pimento vermelho cortado em tiras finas
1 cenoura cortada em cubinhos
1 tomate sem pele e sem sementes
3 latas de feijão vermelho (eu usei feijão manteiga)
1 chavena pequena de milho congelado (opcional)
1 cebola cortada em meias luas finas
100 ml de azeite
100 ml de vinho tinto
50 ml de água
pimenta, sal, pimenta cayenne, paprika, gengibre em pó, cravo de cabecinha, ervas de provence, tudo a gosto

Arranjar todos os legumes como descrito. Temperar a carne com o sal, as pimentas, as ervas e a paprika.

na Fussioncook (mais abaixo, receita pelo modo tradicional):
Colocar o azeite, a cebola e o alho francês na cuba e ligar a panela no menu Freir/15 minutos (mas não é preciso usar os 15 minutos, vá tomando conta do refogado…). Deixar os legumes suar e quando estiverem macios juntar os pimentos. Envolver e deixar mais uns minutos para que os pimentos amoleçam.
Juntar a carne e a cenoura e envolver bem com os legumes, juntar o vinho e deixar evaporar o alcool.
Abrir uma das latas de feijão e escorrer bem (eu costumo passar o feijão por água num passador), e juntar à carne juntamente com os 50 ml de água. Cancelar o programa e ligar o menú Carne/20 minutos. Colocar a tampa e por a válvula na posição Cerrado.
No fim do tempo despressurizar manualmente, abrir e provar… rectificar os temperos, juntar o restante feijão já lavado e escorrido e o milho. Voltar a fechar e ligar em menu Carne/5 minutos. Despressurizar e servir imediatamente.


20160508_210036_web


modo tradicional:
Colocar o azeite, a cebola e o alho francês num tacho suficientemente grande para conter os ingredientes todos e levar ao lume a refogar em lume brando. Deixar os legumes suar e quando estiverem macios juntar os pimentos. Envolver e deixar mais uns minutos para que os pimentos amoleçam. Juntar a carne e a cenoura e envolver bem com os legumes, juntar o vinho e deixar evaporar o alcool. Abrir uma das latas de feijão e escorrer bem, e juntar à carne juntamente com os 50 ml de água. Envolva tudo muito em e ponha o lume mais forte até o estufado ferver; baixe novamente o lume para o médio e deixe fervilhar durante 40-45 minutos até a carne estar bem estufada. 5 minutos antes de desligar o lume, prove e rectifique os temperos, junte o restante feijão já lavado e escorrido e o milho. Mexa e tape; uma vez que volte a ferver, fica mais 5 minutos a apurar e está proto a servir.

pode servir-se simples ou em cama de arroz ou acompanhado de salada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s