Tarte de Santiago feita na Fussioncook (*)

A tarte de santiago é um bolo tipico do norte de Espanha, da zona de Santiago de Compostela, e não leva farinha nenhuma.

É uma tarte muito simples, feita básicamente com ovos, açúcar e amêndoas, que fará certamente as delicias dos apreciadores das ditas.. ou dos gulosos em geral!

(*) a fussioncook é uma panela electrica de pressão multifunções como a olla gm ou a redmond, pelo que além de cozinhar em modo pressão tem outras funções como forno, cozinhar a vapor ou slowcooker. a receita descreve também o modo tradicional (‘forno’) de preparação.


20160514_215458_web


Ingredientes:

250 g de amêndoa inteira pelada
250 g de açúcar
4 ovos médios
raspa de 1/2 limão
uma pitada de canela
para enfeitar, açúcar de confeiteiro e um molde em papel da espada de Santiago.

Divida as amendoas ao meio e triture cada metade com moagem diferente:  uma metade deixe em farinha, e a outra metade deixe um pouco mais grossa para se sentir a textura. Adicione às amêndoas a raspa de meio limão amarelo. Bata o açúcar com os ovos incorporando-os um a um até clarearem um pouco. Adicione as amêndoas misturadas com a raspa de limão, mas sem bater, misturando delicadamente com uma espátula.


20160514_215338_web



feita no forno:
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Unte uma forma redonda de tarte de 24cm e coloque um fundo em papel vegetal que também deve untar. Coloque a massa na forma, ponha a forma no forno, baixe a temperatur para os 160º-170º C e deixe cozer por 25 a 30 minutos. Deixar arrefecer totalmente antes de desenformar. Colocar o molde de papel na tarte e polvilhar generosamente com açúcar de confeiteiro.

feita na fussioncook:
untar a cuba com manteiga e polvilhar com farinha. por um círculo de papel vegetal no fundo da cuba, verter a massa na cuba, por a tampa com a valvula em ‘Aberto’ e ligar a panela em Cake/35 minutos ou então em Al Gusto 130 °C/ 40 minutos. Usar a tampa douradora no últimos 5 minutos a 110°C. Deixar arrefecer totalmente na cuba antes de desenformar e de decorar. Colocar o molde de papel na tarte e polvilhar generosamente com açúcar de confeiteiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s