Red Velvet Cake com Ermine Frosting

Tipicamente o Red Velvet é apresentado com cobertura de queijo creme (CreamCheese Buttercream) e quando fiz o bolo a primeira vez, foi com essa cobertura que experimentei… e que na verdade não me correu lá grande coisa.

Tinha prometido que repetia a receita, o bolinho para tentar com ajustes, a cobertura, para experimentar a “original”.

Depois do desastre que foi aquela cobertura entretanto já fiz várias outras de que gostei bastante, entre elas uma de queijo creme e chocolate branco.

No entanto este flour buttercream (ermine frosting) foi uma revelação. É francamente bom.


20170129_181347_web20170129_180918_web20170129_181858_web


Red Velvet Cake – ingredientes

-300 gr de açúcar
-3 ovos L
-220 ml de óleo vegetal
-20 gr de cacau magro
-10 ml de extracto de baunilha
-25 ml de corante vermelho
-320 gr de farinha, peneirada
-1 pitada de sal
-5 gr (1 teaspoon) de baking soda/ bicarbonato de sódio
-235 ml de buttermilk (cá não se encontra, mas é fácil de fazer em casa: numa chávena ponha 220 ml de leite gordo e 1 colher sobremesa de vinagre branco ou sumo de limão; aguarde 5-10 minutos; o leite vai “cortar” e espessar, é mesmo assim, o buttermilk está pronto a usar)
-15 ml de vinagre branco

20170129_154806_web20170129_163439_web


Aqueça o forno a 170º

Prepare 2 formas de 22 cm: unte com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e unte o papel também, pode usar cacau para ‘enfarinhar’ ligeiramente as formas.
Numa tigela misture todos os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato, o cacau e o sal; idealmente passe por uma peneira para que fiquem bem misturados.Coloque o açúcar e os ovos na taça de uma batedeira e bata em velocidade 5-6 até duplicarem de volume. Reduza a velocidade para o medio e adicione o oleo, bater até emulsionar. Adicione a baunilha e o corante aos ovos e açúcar e envolva bem. Adicione o vinagre ao buttermilk. Vá deitando na taça da batedeira, alternadamente, parte dos ingredientes secos e parte do buttermilk, e misture até estar tudo incorporado.
Divida a massa pelas duas formas e ponha no forno a cozer por 20 a 25 minutos; vigie os bolos e não deixe cozer demais. Deixe arrefecer completamente antes de montar.

Corte cada bolo em dois, use cerca de 3/5 do creme para rechear o bolo e os restantes 2/5 para barrar o exterior. Dicas: será mais fácil se tanto o creme como os bolos ficarem feitos de véspera. Se estiverem refrigerados serão muito mais fáceis de trabalhar e montar.

A receita de creme que está abaixo é apenas suficiente para cobrir o bolo (bom para quando se faz um recheio em separado)… se também quiserem rechear o bolo para além de cobrir, devem fazer o dobro da receita.

Flour Buttercream

40 gr farinha
235 ml leite gordo
230 gr manteiga sem sal
200 gr açúcar
5 ml extracto vanilla
pitada sal


20170129_151114_web

Levar a farinha o leite e o sal a lume brando, deixar fervilhar e engrossar até fazer um roux bastante espesso. Retirar do lume e incorporar a baunilha; cobrir a superfície com película aderente para não ganhar crosta e deixar arrefecer completamente. Pôr o açúcar e a manteiga (temperatura ambiente) na tigela de uma batedeira e bater até ter um creme liso e fofo. Quando o roux estiver frio, incorporar no buttercream em 2 ou 3 partes, batendo bem entre cada adição. se necessitar que o buttercream ganhe consistência, levar ao frio 30 minutos.

(este buttercream é apropriado para uso em saco de pasteleiro)

2 thoughts on “Red Velvet Cake

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s