Pavlova de Baunilha com Lemon Curd e Creme de Mascarpone
Mais uma experiência, e esta foi atribulada, porque o meu forno não está dimensionado para doçaria chique.
Ora os merengues não cabiam todos no mesmo tabuleiro, por isso tive não só de os pôr a assar em “andares”, como tiveram de ficar em suportes improvisados porque nem lado a lado cabiam e eu teimei que havia de fazer as medidas da receita!
Afinal, depois de feita a pavlova, acho que se os círculos fossem mais pequenos (17-18 cm) cada merengue ficava mais alto e a pavlova ficava mais armada e mais bonita.
Mas acabou por correr tudo bem e valeu a experiência. Fica-me de referência para outra pavlovas e para qualquer receita que inclua merengue.
outras receitas de doçuras, aqui
Pavlova de Baunilha com Lemon Curd e Creme de Mascarpone
Ingredientes:
Merengue de Baunilha
12 claras (temperatura ambiente)
500 g açúcar branco (eu cortei e fiz 400g, é mais que suficiente)
1 c.s. baunilha em pó (eu usei as sementes de duas vagens)
pitada de sal
c. sobremesa de vinagre branco
Lemon Curd
12 gemas
180 g açúcar
raspa de 2 limões
175 ml de sumo de limão
60g de manteiga fria, em cubinhos
Creme de Mascarpone
330 g de heavy cream (natas para bater, eu usei apenas 1 pacote de natas parmalat, usem a vossa marca habitual)
50 g açúcar branco
75 ml de Créme de Cacao, branco (bebida alcoólica, podem substituir por Baileys, o creme apenas não fica branquinho)
630 g queijo Mascarpone, (usei 1 embalagem de 500 g)
Método
Merengue – Pré-aqueça o forno no 160º C.
Coloque as 12 claras e restantes ingredientes do merengue na taça da batedeira, coloque o acessório de varas e ponha a bater em velocidade máxima o tempo necessário para o merengue formar picos firmes e com muito brilho; não deixe bater demais.
Em papel vegetal, desenhe 3 circulos de 20 cm de diâmetro cada um; vire o papel ao contrário (para o merengue não tocar na tinta). Divida o merengue em partes iguais entre os 3 círculos e espalhe com uma espátula de modo a preencher os círculos. Coloque os merengues no tabuleiro, leve ao forno, e baixe imediatamente a temperatura para os 120º-130º C (nos fornos de gás, ponha no mínimo – idealmente controle a temperatura com um termometro de forno); deixar assar por 1h45m e uma vez terminado o tempo desligue o forno e deixe ficar o merengue no forno a arrefecer durante umas 4h sem abrir a porta. Mais do que assar, o merengue irá secar. É boa ideia fazer esta parte da pavlova de véspera e à noite, assim quando terminar de cozer, desliga-se o forno e deixa-se o merengue no forno toda a noite.
Lemon Curd – ponha uma tigela em banho-maria; na tigela misture as gemas com o sumo e a raspa dos limões e com o açúcar. Vá mexendo até as gemas engrossarem. Não deixe o fundo da tigela tocar na água a ferver ou podem aparecer “ovos mexidos”. Retire do lume e passe o curd por um passador fino para remover as raspas e obter um creme liso. Incorpore a manteiga, poucos cubinhos de cada vez, quando terminar cubra a superfície do creme com película aderente para não criar “côdea” e reserve no frigorífico.
Dica: se não gosta do cheiro a “ovo”, deve passar todas as gemas por um passador fino de modo a remover a pele que as envolve antes de começar a fazer o creme.
Creme de Mascarpone – ponha na taça da batedeira (ou no robot) as natas e o açúcar e bata/envolva até estarem firmes; junte o Créme de Cacao e o Mascarpone bata até obter um creme consistente.
Para montar, espalhe 1/3 do creme no primeiro merengue seguido de metade do lemon curd. Ponha o segundo merengue, ponha mais 1/3 do creme de mascarpone o restante lemon curd. Termine com o terceiro merengue e com o restante creme de mascarpone.
Enfeite com raspas de chocolate ou com limão confitado. A Pavlova deve ser guardada no frio.
1 Comment