Bolo de aniversário… (pão de ló recheado com buttercream e curd de limão e coberto com buttercream de baunilha). nunca tinha feito! nem para mim nem para outra pessoa, nunca tinha calhado, nunca me tinha dado para isso… e como a campanha nos pacotes de açucar de uma certa marca de café diz: hoje foi o dia.

ora bem, bolo de aniversário e tal, faço o quê? mmm…vou experimentar a receita da Alexandra… sim, aquela que é um stress para as galinhas, o bolo dos 14 ovos.

É absolutamente es-pe-ta-cu-lar. Fofo, leve, arejado, mas como podem ver, aguenta um bolo em cima do outro e cobertura de buttercream

apenas tomem em consideração que, sendo um pão de ló, em proporção é um bolo com bastante açucar (o que é normal) e portanto, se forem rechear e cobrir, como foi o caso, deverão “roubar” no açúcar dos cremes para que no todo o bolo não fique enjoativo.

eu não fiz a receita inteira, fiz uma proporção especial, que calculei com muito cuidado, para que tanto os ovos como os restantes ingredientes não perdessem as proporções relativas de uns em relação aos outros.

a única loucura que cometi foi que não untei nem enfarinhei as formas. ui. quis ver se me safava com a técnica do chiffon, e safei-me! (acho deve ter sido sorte de principiante)


1491137923404_web20170402_113151_webb


bolo – 70% de receita:
– 10 ovos L (5 ovos + 5 gemas, e 5 claras separadas)
– 325 gr de de açúcar
– 175 gr de farinha T55 sem fermento
– 2 c.sobrem. fermento
– 10 ml de extracto de baunilha
– raspa limão qb
– cremor tártaro ½ c. chá (podem usar vinagre, 1 colher de sobremesa)

Como eu fiz:
Aqueça o forno a 180º. usei 2 formas de 22 cm: não untar.
Ao açúcar retire uma colher de sobremesa e adicione á farinha (ajuda a evitar os grumos) e ao fermento, peneire tudo reserve; separe 5 ovos, reserve as claras e uma colher de sopa de açúcar.
bater os 5 ovos mais a 5 gemas com o açúcar e a baunilha e a raspa do limão até obter um creme cheio de bolhas (ribbon stage), uns bons 20 minutos – a Alex fala em 30m, aí vai depender da batedeira, da quantidade que se está a fazer. Essa parte é importante porque a mistura vai emulsificar de tal modo que atinge uma espessura muito grande.
Se puder, enquanto a massa está a fazer, bater as restantes claras em castelo, começar a bater no minimo e quando estiverem a ficar com espuma e a começar a ficar opacas, adicionar o cremor tártaro (ou o vinagre); aumentar a velocidade e deixar bater fortemente até ficarem em castelo, adicionar a colher de açucar que se reservou e deixar bater bem para o açucar desfazer (como se fosse merengue). A intenção é facilitar a incorporação das claras na massa.

incorpore 1/3 da mistura da farinha suavemente para não abater a massa, adicione ⅓ das claras com todo o cuidado para não perder o ar e assim sucessivamente até terminar .
Divida a massa igualmente pelas formas (se for preciso, use uma balança).
Leve ao forno por 30 a 35 minutos, vigie os bolos e não deixe cozer demais – mas certifique-se de que estão bem cozidos. Retire do forno e ponha a arrefecer como o chiffon, virados para baixo (em cima de uma grelha, por exemplo). Desenformar apenas quando estiverem frios. Deixe arrefecer completamente antes de montar.

ESTA RECEITA NÃO ERA – SUPOSTAMENTE – PARA FAZER COM A TÉCNICA DO CHIFFON e eu vi-me grega para desenformar os bolinhos…. porque é que o fiz? porque ficam mais altos, abatem muito menos e ficam com menos bossa, mas foi um risco por isso…. talvez seja melhor fazerem o que é o normal no pão de ló: sigam os passo todos menos a parte das formas: usem formas maiores, de 24 cm de diametro, porque os bolos crescem bastante. Untem e enfarinhem as formas. Quando os bolos estiverem prontos retirem do forno e deixem arrefecer por uns 10-15 minutos; ao fim desse tempo, desenformem e deixem arrefecer numa rede.

Vanilla Flour Buttercream – já aqui dei a receita do flour buttercream no post do Red Velvet…para o bolo de aniversário fiz o dobro da quantidade e adicionei as sementes de uma vagem de baunilha ao buttercream.

Recheio de Creme de Limão (Lemon Curd) – O bolo foi recheado com uma camada de Buttercream e de seguida com uma camada de Curd de Limão. Também já aqui dei a receita do Curd de Limão, que fiz para rechear uma Pavlova de baunilha…para rechear o bolo, bastou meia receita (6 gemas)

A receita original do pão de ló de 14 ovos da Alexandra está aqui:

http://umareceitavoucontar.blogspot.pt/search…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s