Lasanha de Bacalhau com Camarões e Cogumelos. pratos de massa com queijo e béchamel = comfort food, yumm!

já não fazia uma lasanha há algum tempo, e eu que por natureza prefiro a carne ao peixe, no caso da lasanha sinceramente gosto mais da de peixe – então ontem jantámos assim. Esta receita rende bastante e com a ajuda da Chef(*), depressa se faz.

(*) a chef express é um robot de cozinha, como a thermomix (bimby), a yammi, a cuisine companion ou a kCook multi. a receita descreve também o modo tradicional (‘panela’) de preparação.

Para este prato, eu faço o béchamel sem usar o fumet por gosto pessoal; se gostam de pôr caldo da cozedura do marisco no béchamel, usem a mistura e proporções que mais vos agradar… e bom apetite

mais receitas de bacalhau, aqui


20170305_143206_web
(foto: tenhodias)

Ingredientes
2 postas bacalhau lombo
20/22 camarões médios
200 gr cogumelos brancos (frescos)
1 cebola grande
2 cenouras médias
12 placas de massa fresca de lasanha
100g azeite
pão ralado qb
1 pacote pequeno de queijo mozzarella ralado
queijo parmesão ralado qb
sal e pimenta caiena qb

para o molho béchamel :
1 litro leite (usei gordo)
50g farinha
100g manteiga
pimenta preta
sal qb

método na chef:
cozer o bacalhau e os camarões; depois de tudo cozido, desfazer o bacalhau em lascas (não demais, para se encontrar bacalhau no prato), descascar os camarões (eu cortei em 2 ou 3 pedaços cada camarão, porque eram grandes). Reservar tudo.

Colocar o azeite no copo da Chef Express e marcar 120º, vel1, 3 minutos.

Enquanto o azeite aquece, descascar a cebola e cortar em meias luas fininhas, descascar as cenouras e ralar como se fosse para salada (pode-se picar na CE mas ficará picado demais), cortar os cogumelos em tiras.

Quando terminar o tempo, adicionar a cebola e por mais 3″/vel 2 inversa/ 120º. Colocar a borboleta, adicionar os cogumelos e pôr 4 min/100º/vel.2 inversa.
Quando a Chef apitar, pôr a cenoura e marcar mais 4 minutos, 100º, vel 2 inversa. Manter a borboleta, adicionar o bacalhau em lascas e os camarões, e mais 2 minutos, 100º, vel 2 inversa. Nesta fase prove para ver se necessita de corrigir os temperos, nomeadamente o sal.Quando estiver pronto retire para um recipiente e reserve. Sem lavar o copo, e mantendo a borboleta faça o molho béchamel: coloque os ingredientes todos no copo e 5 minutos, 90º a vel 2 inversa, no fim do tempo pôr mais 8 minutos, vel 2 inversa a 80º.

Enquanto o molho béchamel faz, ferva 1/2 litro de agua, coloque numa taça onde caibam as placas da lasanha e ponha a massa uns minutos dentro de água.

Quando o molho béchamel estiver pronto, pode-se montar a lasanha:
unte o fundo de uma travessa de ir ao forno com um fio de azeite e pincele bem. Disponha 4 placas de massa bem escorridas, ponha 1/2 do preparado de bacalhau e camarão, espalhando bem, por cima ponha 1/3 do molho béchamel e 1/3 do queijo mozzarella; ponha queijo parmesão ralado a gosto.
Ponha mais 4 placas de massa de lasanha, a outra metade do preparado de bacalhau e camarão, novamente um 1/3 do molho béchamel e 1/3 do queijo mozzarella e queijo parmesão ralado a gosto. Finalize com as ultimas 4 placas de massa, o restante molho béchamel , o restante queijo mozzarella e parmesão. Se quiser, ponha também um pouco de pão ralado no topo.

Levar ao forno a cozinhar a lasanha e a tostar o topo (cerca de 20-25 minutos dependendo do forno).

Nota1: o molho béchamel vai parecer liquido, mas é mesmo assim – quando o bacalhau começar a arrefecer, a massa irá absorver o bechamel. Se o molho não for assim, liquido, no fim o prato pode ficar seco demais… mas dependerá do gosto de cada um.


20170305_143146_web
(foto: tenhodias)

método tradicional:
cozer o bacalhau e os camarões; depois de tudo cozido, desfazer o bacalhau em lascas (não demais, para se encontrar bacalhau no prato), descascar os camarões (eu cortei em 2 ou 3 pedaços cada camarão, porque eram grandes). Reservar tudo.

Num tacho por o azeite e a levar ao lume; enquanto o azeite aquece, descascar a cebola e cortar em meias luas fininhas, descascar as cenouras e ralar como se fosse para salada, cortar os cogumelos em tiras. Ponha a cebola a refogar e quando estiver transparente, junte a cenoura e os cogumelos e deixe estufar 5 ou 6 minutos, o tempo necessário para os cogumelos perderem o liquido e para a cenoura cozinhar. Junte então o bacalhau em lascas e os camarões e deixe apurar 2 ou 3 minutos. Quando estiver pronto retire para um recipiente e reserve. Não lave o tacho, use assim mesmo para fzer o molho bechamel.

Molho béchamel: ponha a manteiga e a farinha no mesmo tacho e leve a lume muito brando para que a farinha envolva na manteiga e cozinhe; assim que começar a fazer uma pasta (roux) comece a adicionar o leite em fio (nesta fase use varas para mexer bem e rápidamente). Deixe ficar ao lume o tempo suficiente para o béchamel cozinhar (uns 7 ou 8 minutos) deixando borbulhar, mas nunca ferver com força e mexendo sempre. Se vir que está a engrossar demasiado pode acrescescentar um pouco mais de leite, que nesta receita o béchamel quer-se mais liquido… quando estiver pronto retire do lume, tempere com sal e pimenta e noz-moscada e reserve.

Enquanto o molho béchamel faz, ferva 1/2 litro de água,coloque numa taça onde caibam as placas da lasanha e ponha a massa uns minutos dentro de água.

Quando o molho béchamel estiver pronto, pode-se montar a lasanha:
unte o fundo de uma travessa de ir ao forno com um fio de azeite e pincele bem. Disponha 4 placas de massa bem escorridas (o numero de placas necessárias vai depender do tamanho do tabuleiro usado), ponha metade do preparado de bacalhau e camarão, espalhando bem, por cima ponha 1/3 do molho béchamel e 1/3 do queijo mozzarella; ponha queijo parmesão ralado a gosto.
Ponha mais 4 placas de massa de lasanha, a outra metade do preparado de bacalhau e camarão, novamente um 1/3 do molho bechamel e 1/3 do queijo mozzarella e queijo parmesão ralado a gosto. Finalize com as ultimas 4 placas de massa, o restante molho béchamel , o restante queijo mozzarella e parmesão. Se quiser, ponha também um pouco de pão ralado no topo.

Levar ao forno a cozinhar a lasanha e a tostar o topo (cerca de 20-25 minutos dependendo do forno).

…. bom proveito 🙂

Posted by:nna

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.