não sei porquê, mas normalmente é aos domingos que me dá vontade de fazer assim qualquer coisa mais arrebicada na cozinha… e é logo de manhã que começo a pensar nisso…

quando desço para beber o meu café (um olho aberto e outro ainda fechado) ligo a deLonghi e dou uma espreitadela no congelador para ver o que há, outra espreitadela no frigorífico, mais um cafezito…. hoje nem tinha muito por onde escolher e tirei meio frango do campo, que deixei a descongelar.

com o frio que tem feito apetece coisas quentinhas, estufados com molho ou então pratos de forno…  eu adoro pratos de forno, consolam e aquecem a cozinha nestes dias frios! e apesar de eu ter feito esta receita do principio e ter usado o que tinha à mão no frigorífico, é uma receita pode ser usada para aproveitar sobras de peru assado, por exemplo.

o açafrão dará nobreza ao arroz por causa do seu sabor exótico e único mas também se pode usar cúrcuma, conhecida como açafrão-das-índias, que dá uma cor igualmente bonita (apesar de não dar sabor).


20170122_193421_web

arroz de frango e açafrão com azeitonas secas e cogumelos


arroz de frango e açafrão

1/2 frango do campo
1 litro de água
1 cebola média
1 cenoura média
5 cravos da india
5 grãos de pimenta preta
1 folha de louro
sal q.b.

cozi o meio frango do campo juntamente com os outros ingredientes na  minha fussioncook; para quem não conhece, é uma panela de pressão eléctrica multifunções que cozinha com e sem pressão e que facilita muito a vida… marquei programa carne/20 minutos/pressão alta e fui adiantando o resto….

1 cebola – corte a cebola em meias luas finas, reserve.
1 cenoura – rale a cenoura; reserve.
cogumelos frescos qb – lave e escorra os cogumelos, corte em tiras e salteie à parte para que percam a àgua. reserve.
2 chávenas arroz agulha (cerca de 350ml), se achar que é muito para a quantidade de frango que tem disponível, ajuste.
azeite qb
açafrão qb
sal qb
pimenta caena
azeitona seca qb
pão ralado qb

quando terminou o tempo, retirei o frango para uma travessa e reservei o caldo e voltei a por a cuba na panela mesmo sem lavar. coei caldo para uma chávena até encher (a chávena que serviu para medir o arroz) e pus os fios de açafrão no caldo quente.

pus o azeite na cuba e liguei a panela em ‘freir’, e pus a cebola lá dentro; assim que começou a ficar transparente juntei os cogumelos, a cenoura ralada, dei uma reviradela, juntei o arroz, a chávena com o caldo de açafrão e mais 3 chávenas de caldo mal medidas, os temperos e marquei o programa arroz, 7 minutos.


20170122_193138_web

acompanhei com salada de rúcula e molho de iogurte


enquanto a fussion fazia o arroz, liguei o forno e desfiei o frango. depois foi só misturar o frango e as azeitonas com o arroz, por na terrina de forno, espalhar um pouco de pão ralado em cima e levar ao forno a secar e tostar. acompanhar com salada a gosto.

bom apetite e boa semana 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s